SEJUF/PR

Aumentar a empregabilidade da população negra no Paraná é uma das prioridades do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Consepir), que tem promovido constantes debates sobre como desenvolver políticas públicas e sensibilizar a sociedade para a questão. Graças à parceria estreitada entre o Conselho e o Departamento Estadual do Trabalho, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do estado, o Paraná alcançou números bastante acima da média nacional no último ano.

Segundo dados divulgados pelo Conselho, cerca de 100 mil trabalhadores foram encaminhados ao mercado formal de trabalho por meio das Agências do Trabalhador no Paraná, no ano de 2021. Desses, 37 mil são trabalhadores negros. Ou seja, o estado atingiu a marca de 37% de encaminhamento de negros ao trabalho formal, enquanto a média nacional é de aproximadamente 15%.

O presidente do Consepir, Saul Dorval, salienta que o resultado é fruto de muito trabalho de conscientização social, aliado ao desenvolvimento de políticas públicas rigorosas. Entre os passos importantes para este crescimento, ele destaca a criação do Disque Racismo, em que qualquer pessoa pode denunciar casos de discriminação por meio de uma ligação gratuita para o número 0800-6420345.

As Agências do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho também executam ações para aumentar a empregabilidade das pessoas negras, como a realização do Dia N, data em que são oferecidas vagas de emprego específicas e atendimento prioritário para esses trabalhadores.
Dorval comenta que, para promover ainda mais a igualdade racial no estado, é importante que os municípios estejam engajados, criando seus conselhos municipais. Nos últimos meses, o Consepir promoveu uma caravana pelo estado, aumentando de 20 para 75 o número de municípios que têm seus próprios Conselhos da Igualdade Racial. A meta, segundo ele, é chegar aos 399 municípios paranaenses.

Seminário

Para discutir políticas públicas e o engajamento da sociedade civil, o Consepir e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do estado promovem, nos dias 4 e 5 de maio, o “Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Gestão Pública e Privada” será realizado no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e terá palestras sobre o combate ao racismo pela gestão pública em parceria com o setor privado.

A carga horária é de 12 horas e meia e há 100 vagas disponíveis. Para participar, basta se inscrever até o dia 29 de abril, no link: https://www.cursos.escoladegestao.pr.gov.br/…/manterEve…

Programação:
Dia 4 de maio (quarta-feira)
– 9h – Abertura com o presidente do Consepir, Saul Dorval.
– Das 9h20 às 11h – “A construção sócio-histórica do respeito à diversidade étnica no Brasil e a importância do Estatuto da Igualdade Racial”, por Alexandre Cezar;
– Das 13h30 às 15h30 – “Racismo institucional: Marcos legais do Estado Brasileiro e o Direito a Memória”, por Maurício Domingos – Advogado Especialista em Direito Constitucional;
– Das 15h30 às 17h30 – “A psicologia do racismo nas relações étnico-raciais”, Thaís Rodrigues dos Santos – Psicóloga;
Dia 5 de maio (quinta-feira)
– Das 8h30 às 10h30 – “A promoção da igualdade racial e suas ações afirmativas na gestão pública e no campo social”, por Alexandre Cezar;
– Das 10h30 às 12h30 – “A importância das políticas públicas e serviços para a superação das desigualdades étnicas no Brasil”, por Tatiana Santos – Assistente Social Especialista em educação em Direitos Humanos;
– Das 14h às 16h – “Os direitos humanos e o respeito à diversidade cultural e religiosa”, por Alexandre Cezar.