Divulgação / Ravel Ribeiro

Nos próximos dias 27 e 28 de julho será a vez dos surfistas amadores mostrarem o que sabem nas ondas da Ilha do Mel. Cerca de cem atletas participarão do Ilha do Mel Open de Surf Amador, realizado pela Associação de Surf de Paranaguá, sob a supervisão da Federação Paranaense de Surf. 

Em sua 6º edição, o campeonato será dividido em 11 categorias, reunindo surfistas do Paraná e de Santa Catarina. O destaque do evento, além das manobras nas ondas da Ilha do Mel, estará por conta da ação ambiental realizada por voluntários na areia da praia, no dia 28, a partir das 10 horas.

Integrantes das ONGs Parceiros do Mar, Flores do Mar e Route Brasil – ligadas ao meio ambiente, estudantes da UFPR e membros do grupo de voluntários da empresa Cattalini Terminais Marítimos, percorrerão parte da Praia de Fora recolhendo lixo e materiais recicláveis.

Segundo Ana Jablonski, da Parceiros do Mar, a primeira intenção de uma ação semelhante à que será realizada na Ilha do Mel, é a conscientização.

“Normalmente quando fazemos os mutirões retiramos muitos resíduos de uma praia que, aparentemente, parecia limpa! Porque o lixo fica escondido na restinga, nas pedras ou enterrado na areia. Depois da consciência é a redução do consumo e alerta para proteção dos ambientes costeiros tanto por parte das pessoas que vivem longe do mar quanto por parte das pessoas que estão próximos a ele”, declarou. A ONG Parceiros do Mar existe desde 2012 e conta atualmente com cerca de 200 membros.

Segundo a organização do evento, a venda do material reciclável coletado na praia será revertido para o projeto “Entre Mãos e Patas”, localizado em Pontal do Paraná. O projeto existe há um ano e já castrou mais de 360 animais em cinco balneários do município. O grupo depende de doações e de eventos que colaboram com a continuidade do trabalho.

Válido como a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf, o Ilha do Mel Open de Surf Amador conta com o apoio da Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sesc Paraná, Prefeitura de Paranaguá e tem o patrocínio da Cattalini Terminais Marítimos.