Publicidade
Cocel

Iluminação pública em Campo Largo já conta com 2 mil luminárias LED

(Foto: Divulgação/Ascom/PMCL)

Na quarta-feira (15) a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel completou a instalação da luminária LED número 2 mil, proporcionando iluminação eficiente a mais de 90 km de vias do município. As novas luminárias são mais econômicas e iluminam melhor, contribuindo para a segurança e valorização do espaço público.

A substituição das luminárias tradicionais por modelos led começou pela área central e está sendo expandida para os bairros – a economia obtida com a redução do consumo de energia possibilita a ampliação do projeto.

Esta melhoria na iluminação pública iniciou com o Projeto de Eficiência Energética (PEE), realizado pela Cocel e regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A economia no consumo de energia obtida nesta primeira etapa de substituições possibilitou que os valores fossem reinvestidos em novas luminárias eficientes.

Na primeira etapa 774 novas luminárias foram instaladas (através do PEE, com recursos da Cocel), as etapas seguintes são realizadas com recursos da Prefeitura Municipal – que é responsável pelo gerenciamento da iluminação pública.

De acordo com o diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, o objetivo da Companhia é que toda área urbana do município tenha iluminação eficiente. “O cronograma de substituições segue critérios técnicos, com o objetivo de garantir a maior eficiência possível em todo o projeto.

Como a área central já foi completamente atendida começam as substituições de luminárias nos bairros mais próximos, priorizando as vias com maior tráfego de veículos e pedestres e as áreas com maior concentração de moradores”, completa Chemin.

Além do Centro, os bairros Vila Bancária, Abranches Guimarães (Popular Velha), Joaquim Celestino Ferreira (Popular Velha) e Partênope já contam com iluminação eficiente. Vila Miotto, Vila Otto e Vila Solene serão os próximos bairros a receber luminárias led, além das Avenidas Alcebíades Affonso Guimarães e Bom Jesus (vias de acesso a diversos bairros).

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES