Tomaz Silva/Agência Brasil

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem mostra que a revelação das mensagens trocadas entre integrantes da força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná afetaram a imagem da operação. De acordo com o instituto, entre os que ouviram falar de Deltan Dallagnol, 48,1% dos entrevistados consideram que o coordenador da Lava Jato consideram que ele devia ser afastado do cargo após o vazamento das conversas. Outros 42,8% defendem que ele continue na função e 9,1% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa ouvir 2.018 pessoas entre os dias 20 e 25 de agosto, em 26 Estados e Distrito Federal e em 160 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2%.

Filiação
O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, participa hoje e amanhã de campanha de filiação do partido em Londrina (Norte) e Ponta Grossa (Campos Gerais). “Somos hoje o opositor mais intransigente aos ataques de Jair Bolsonaro aos direitos do povo brasileiro. Por isso, fortalecer esse instrumento é fundamental. Nossa campanha de filiação tem como propósito receber aqueles e aquelas que querem uma oposição firme e comprometida com a democracia”, afirma Medeiros.

Epicentro
Desde o início da Operação Lava Jato, o Paraná se tornou um epicentro da política nacional. “Agora que os excessos da operação ficaram evidentes, temos a oportunidade de impulsionar um novo ciclo na esquerda paranaense. O PSOL quer contribuir com esse processo”, alega o dirigente. No sábado, Medeiros estará em Curitiba para a conferência “O Brasil é dos Brasileiros”, na 18ª Jornada de Agroecologia. Na ocasião também ocorrerá o pré-lançamento do Movimento pela Soberania Nacional e Popular.

Pedágio
Os deputados estaduais derrubaram, na terça-feira, por unanimidade, o veto do governador Ratinho Júnior (PSD) ao projeto de lei do deputado Anibelli Neto (MDB), que obriga as concessionárias de pedágio a afixar o cronograma de obras previsto no contrato assinado com o governo. Pela proposta, as empresas concessionárias terão que atualizar as informações sobre o andamento das obras semanalmente e as informações terão que estar em local visível, em todas as cabines de cobrança, bem como nas áreas destinadas ao atendimento ao usuário.

Salário em dobro
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que o ex-diretor do Conselho de Administração da São Bento Energia, Investimentos e Participações, empresa subsidiária da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Fábio Antônio Dallazem, devolva R$ 104 mil aos cofres públicos, além de pagar multa de R$ 10,4 mil, equivalente a 10% desse valor. Segundo o TCE, Dallazen acumulou vencimentos pelos cargos de presidente e membro do conselho de administração, o que é proibido.

Fraude
O Ministério Público e a Polícia Civil cumpriram na terça-feira seis mandados de busca e apreensão em residências e escritórios de advocacia e mandados de prisão temporária contra dois advogados suspeito de fraudes. Além disso foi preso um vereador apontado por testemunhas como participante dos crimes. Segundo o MP a investigação identificou indícios de fraudes em processos cíveis dos advogados contra algumas empresas públicas e privadas, como TIM, Sanepar e Copel. De acordo com a promotoria, com a colaboração do vereador, que captava clientes, os advogados ajuizavam ações indenizatórias a partir de fatos inexistentes, entre outras fraudes. Foi identificada inclusive demanda em nome de pessoa já morta.