Colaboração – Imagens mostram pessoas aglomeradas

A inauguração pelo prefeito Rafael Greca (DEM), do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas no Parque São Lourenço, ontem à noite, teve aglomeração de pessoas presentes, conforme mostram imagens do evento. Isso no momento em que a prefeitura cogita decretar novamente “bandeira vermelha”, com novas medidas restritivas diante do aumento da taxa de transmissão e de novos casos da Covid-19.

Na quinta-feira, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que a Capital paranaense pode voltar à bandeira vermelha, com fechamento do comércio não essencial, caso a cidade continuasse registrando aumento do número de casos novos de Covid-19, como vem acontecendo nos últimos dias. A orientação da prefeitura é que as pessoas mantenham as medidas de distanciamento social, evitando aglomerações.

Imagens da inauguração de ontem, porém, mostram pessoas próximas umas às outras, sem o distanciamento adequado. A prefeitura, em nota, negou, alegando que “a inauguração do Memorial Paranista respeitou os protocolos de prevenção contra a covid-19, tendo sido realizada em sua maior parte em um ambiente aberto no Parque São Lourenço, com os participantes usando máscaras e mantendo o devido distanciamento social”.

Ontem, Curitiba registrou 688 novos casos de covid-19 e 23 mortes de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Quinze destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Com os novos casos confirmados, 200.483 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia. São 7.727 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. A taxa de ocupação dos 525 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 93%.