Carlos França

O incêndio que transformou em brasas o Morro do Farol, na Ilha do Mel, destruindo cerca de três mil metros quadrados de vegetação, finalmente foi controlado. As chamas tiveram início na madrugada de hoje (31 de dezembro) e foram apagadas no começo da manhã. De acordo com o relato de moradores, durante a tarde o fogo voltou a arder, mas agora a situação já está controlada e as chamas restantes devem se apagar sozinhas, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

O Farol das Conchas, que dá nome ao local, não foi atingido. Além disso, nenhuma pessoa ficou ferida. A principal suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por pessoas que passavam pelo local, uma vez que não houve nenhuma situação climática que poderia ter motivado a ocorrência. Solange Sheliga, que mora na Ilha, chegou a comentar que tudo pode ter começado com brincadeiras de Ano-Novo.

“A gente não tem certeza do que aconteceu, mas informações apontam que foi alguma brincadeira com bombril, essas brincadeiras de Ano-Novo. Era meia-noite a hora que começou o fogo. Os nativos fizeram um mutirão com baldes e extintores e apagaram o fogo ontem. Só que ficou quente ainda, hoje de manhã tinha uma fumacinha e depois pegou fogo”, disse.

Bombeiros de quatro cidades litorâneas foram acionados para ajudar, além da Polícia Ambiental. Restam poucos focos e o fogo agora está concentrado numa área de difícil acesso, um local íngreme. Contudo, como há material queimado de um lado e água do outro, a tendência é que o fogo se apague naturalmente. Se necessário, os bombeiros, que demarcaram a área abrindo valas e picadas para evitar que o fogo não se alastrasse, irão utilizar água do mar para apagar as chamas.