Carlos França

O Corpo de Bombeiros do Paraná combate desde a madrugada desta segunda-feira (31 de dezembro) um incêndio no Morro do Farol, um dos principais pontos turísticos da Ilha do Mel. O fogo chegou a ser contido e quase extinto no começo da manhã, mas depois retornou com força. O Farol das Conchas, que dá nome ao local, não foi atingido.

A suspeita é de que as chamas, que surgiram por volta da meia-noite, tenham sido causadas por ação humana. Os ilhéus, com ajuda de agentes da Polícia Ambiental, foram os primeiros a tentar combater o fogo. Além deles, bombeiros de quatro cidades litorâneas foram acionados para ajudar.

Três mil metros quadrados da vegetação da região já foram consumidos pelo incêndio. Moradores e turistas que estão na Ilha relatam estar com medo de que a chama se espalhe rapidamente, atingindo outros pontos.

“A gente não tem certeza do que aconteceu, mas informações apontam que foi alguma brincadeira com bombril, essas brincadeiras de Ano-Novo. Era meia-noite a hora que começou o fogo. Eu liguei para polícia, mas ninguém veio. Os nativos fizeram um mutirão com baldes e extintores e apagaram o fogo ontem. Só que ficou quente ainda, hoje de manhã tinha uma fumacinha e depois pegou fogo, está estralando tudo. Tem uma equipe dos bombeiros aqui, mas eles não estão fazendo muita coisa porque não tem como apagar com a mão e ainda não mandaram um helicóptero com água”, conta uma moradora da ilha.