A incidência de catapora entre adultos em Curitiba apresentou redução de 28% entre janeiro a setembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram registrados 140 casos em 2013 ante 194 casos em 2012. Apesar da queda, o índice ainda preocupa.

Nenhuma morte foi registrada em decorrência da doença, cujo vírus pode ser transmitido pela saliva, secreções do sistema respiratório da pessoa infectada e o contato com o líquido das pequenas bolhas cutâneas provocadas pela doença.

A catapora pode diagnosticada a partir dos primeiros sintomas, que podem ser: febre, cansaço, dor de cabeça, manchas na pele e, por fim, as pequenas bolhas que estouram e provocam muita coceira. Para evitar problemas, é sempre bom prevenir, e a medida mais eficaz é a vacina Quádrupla Viral, aplicada em duas doses gratuitas no postos de saúde e indicada para crianças a partir dos 15 meses de idade.

No Brasil

Dados do Ministério da Saúde indicam que em todo o país, de 2008 a 2012, o SUS realizou mais de 45 mil internações devido à catapora, com uma média de mais de 9 mil a cada ano; mais de 900 mortes foram registradas.