Publicidade
Gente de bem

Incubadora social ajuda a transformar a ‘cara’ da Vila Torres

Incubadora foi criada numa das regiões mais necessitadas de Curitiba
Incubadora foi criada numa das regiões mais necessitadas de Curitiba (Foto: Franklin de Freitas)

A mais antiga zona favelizada de Curitiba, a Vila Torres tem passado por transformações profundas nos últimos tempos. E um dos epicentros desse turbilhão de mudanças fica às margens da Avenida Comendador Franco, a famosa Avenida das Torres, onde está localizada a empresa social Youngers (Y).

Uma espécie de incubadora, a Y trabalha há mais de oito anos para ajudar na transformação da Vila Torres, De início, conta Geovana Conti, co-fundadora, o projeto trabalhava apenas com jovens aprendizes, ajudando a moçada da comunidade a conseguir oportunidades de emprego e oferecendo preparação comportamental.

“Pensamos expandir para os estagiários e, depois dos estagiários, para o primeiro emprego. Mas o brasil entrou em crise, não tinha emprego, e aí não adiantava nada preparar o pessoal pro mercado de trabalho, porque não tinha vaga”, recorda Geovana.

Nessa mesma época, em meados de 2018, a Y venceu um edital da Aliança Empreendedora e recebeu a missão de ensinar empreendedorismo na comunidade. Foi quando o projeto começou a ter contato com “a teoria do fazer” e sofreu uma importante reviravolta, ganhando um novo norte.

“Quando apresentamos aqui (a teoria), os desempregados que sabiam fazer um bolo, artesanato, cuidar de criança, transformaram esses dons e talentos em serviços e produtos que poderiam ser comercializados”, conta Geovana, relatando ainda que, desde então, mais de 150 pessoas da comunidade foram capacitadas pela Y, passaram pelo espaço do cowork para adquirir algum conhecimento.

As transformações, tanto a nível comunitário como a nível individual, são cada vez mais evidentes. “Quando a gente traz crescimento econômico, é dinheiro que circula. Eo que eles fazem com essa grana? Uma das coisas que percebemos é muita reforma na casa, melhoria na qualidadede vida. É muito bacana ver esse momento bem onde a gente trabalha”, diz Geovana.

Já a nível individual, ela destaca que a maioria dos alunos chegam arrasados, cabisbaixos, mas depois começam a se enxergar como indivíduos capazes de mudar a própria história. “E isso é fortíssimo, porque só há mudança quando a pessoa quer mudar. Eu não consigo fazer nada olhando o potencial da pessoa, é ela que tem de se olhar e falar ‘agora vai’”.

SERVIÇO
Youngers (Y)
O que é: Uma espécie de incubadora social, que atua na Vila Torres oferecendo capacitação e incentivando o empreendedorismo entre os moradores da comunidade, a mais antiga zona favelizada de Curitiba.
Como funciona: Desde o ano passado, mais de 150 pessoas foram capacitadas pela Y. O curso, baseado na Teoria do Fazer, tem duração de uma semana, período no qual os participantes começam a planejar a construção de um negócio que transforme seus dons e talentos em renda.
Site: http://www.ynaweb.com.br/
Telefone: (41) 3077-0976

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES