As vendas industriais paranaenses aumentaram 6,01% no último mês de julho, de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (3) pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O desempenho representou uma recuperação frente à forte queda de 6,6% ocorrida em junho. Para o restante do ano, apesar de ainda prever crescimento, a Fiep classifica como nebuloso o cenário para o setor industrial do Estado.

O coordenador do Departamento Econômico da entidade, Maurílio Schmitt, afirma que julho é tradicionalmente um mês em que a indústria apresenta expansão. Este ano, a performance positiva decorreu do aumento nas vendas de 12 dos 18 gêneros pesquisados. Os maiores crescimentos foram nos setores de ‘Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos’ (+33,50%), com retorno ao nível normal de vendas após queda de 25,89% em junho; ‘Produtos de Metal’ (+28,79%), por conta de aumento de pedidos; e ‘Vestuário’ (+16,56%), devido ao início de vendas da moda primavera-verão.

Também pesou positivamente o fato de que dois dos três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense também tiveram aumento: ‘Alimentos e Bebidas’ (+10,87%), recuperando-se da queda de -9,54% em junho causado pelo excesso de chuvas; e ‘Refino de Petróleo e Produção de Álcool’ (+10,39%), também, em virtude de fatores climáticos na produção de álcool. Por outro lado, o terceiro setor, ‘Veículos Automotores’, teve declínio de -5,32% nas vendas – segundo mês de queda consecutiva por conta de retração de mercado.

Com o resultado geral de julho, as vendas industriais paranaenses no acumulado dos primeiros sete meses de 2013 registraram leve queda de -0,26% em relação ao mesmo período de 2012. No ano, dez dos 18 gêneros estão positivos, sendo que os três setores com maior expansão foram ‘Vestuário’ (+44,74%), ‘Couros e Calçados’ (+21,83%) e ‘Metalúrgica Básica’ (+16,35%).

Previsões – Além do aumento nas vendas, outros dados do levantamento da Fiep apontam que a indústria paranaense continuará crescendo nos próximos meses. Em julho, houve expansão na compra de insumos pelas empresas (+13,95%), no nível de emprego (+0,49%), nas horas trabalhadas (+8,84%) e na utilização da capacidade instalada, que registrou aumento de um ponto percentual, situando-se em 79%. Todos esses fatores deixam claro que a sazonalidade inerente à indústria paranaense deve prevalecer, colocando o segundo semestre do ano acima do primeiro, afirma Schmitt, referindo-se ao tradicional crescimento da produção registrado a partir de julho.

Apesar disso, o economista destaca algumas incertezas que podem limitar essa expansão. A brusca desvalorização do Real e o baixo nível das expectativas do empresário da indústria de transformação paranaense em agosto deixam ainda mais nebulosos o futuro do desempenho industrial, diz. Por conta disso, o Departamento Econômico da Fiep admite que, nos próximos meses, pode revisar a previsão de expansão das vendas industriais paranaenses para 2013, até aqui estimada entre 2,5% e 3% em relação a 2012.