Depois das recentes polêmicas envolvendo o aplicativo Uber (e outros similares, como o Cabify) e os serviços de táxi, outra plataforma online vem causando polêmica no Brasil. É que a indústria hoteleira está em pé de guerra com o Airbnb, que se define como um “mercado comunitário confiável para pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações únicas ao redor do mundo”.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis deve ingressar nos próximos dias com um processo no Supremo Tribunal Federal pedindo paridade na cobrança de impostos. O setor exige que a plataforma também comece a pagar ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) ou então que o próprio setor seja isentado de tal pagamento.

O assunto, aliás, não tem causado polêmmica apenas em terras tupiniquim. Nos Estados Unidos, mais precisamente em Miami – cidade com forte imigração brasileira -, uma lei instituiu multa de US$ 20 mil para aluguel de curta temporada. Já na França, o ministro das Finanças anunciou que o Airbnb começaria a ser taxado.