Franklin de Freitas – Eventos de negu00f3cios atraem mais de 350 mil visitantes por ano

Curitiba está entre os principais destinos para eventos de negócios na América Latina. Pela primeira vez, a Capital paranaense aparece no ranking da CWT Meetings & Events, divisão da empresa global de gestão de viagens Carlson Wagonlit Travel (CWT), que divulgou o relatório Meetings & Events Future Trends 2019, com as previsões relacionadas a reuniões e eventos corporativos para as cidades da América Latina. Brasil e Colômbia são os países com mais cidades no ranking. São Paulo (1º), Rio de Janeiro (4º) e Curitiba (9º),  são as cidades brasileiras apontadas no levantamento.
Com Curitiba aparecendo no ranking pela primeira vez, a cidade é uma aposta para o mercado de M&E, porque oferece uma boa estrutura de hotéis, espaço para eventos, transporte e opções para noite, além de ter tido um aumento expressivo do número de eventos de empresas operados na cidade. 
“Curitiba está crescendo muito, e a oferta e qualidade de espaço de eventos corporativos aumentou. No ano passado, o PIB de Curitiba cresceu 2,5%, após três anos de retração. A previsão para este ano é que cresça 2,9%, o que deve atrair negócios e, consequentemente, eventos corporativos”, afirma Gustavo Elbaum, Diretor da CWT Meetings & Events para América Latina.
O executivo destaca que Curitiba é a 5ª maior cidade do Brasil e está em um momento de ascensão bastante positiva, porém precisa de investimentos em espaços para grandes eventos. “Para sediar Congressos Nacionais e Internacionais, além de grandes feiras, a cidade precisa melhorar os espaços para receber ainda mais eventos desses portes”, diz.
A cidade há muito tempo se destaca no turismo de negócios, que todos os anos atrai mais de 200 eventos e 350 mil visitantes para a cidade. Em 2017, inclusive, a capital do Paraná foi o o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções no ano passado. Perdeu somente para São Paulo e Rio de Janeiro.
Pesquisa do Ministério do Turismo confirma a forte vocação de Curitiba para o turismo de negócios. Esse segmento foi a motivação de 32,5% dos visitantes internacionais que aqui estiveram. Mais que o dobro dos 15% que buscaram a cidade tendo como interesse principal as atividades de lazer. Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.