Valquir Aureliano

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para as condições do tempo nas próximas horas para o Paraná e outros estados. O alerta é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta vale até a quinta-feira (27).

As áreas afetadas no Paraná podem ser o Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense e Centro-Sul Paranaense.]

Em Curitiba, pancadas de chuva começaram no final da tarde desta quarta (26).

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), também divulgou alerta de ventos fortes com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, do norte de Laguna-SC ao sul de Santos-SP, entre a tarde do dia 27 e a noite do dia 28 de janeiro.

Adicionalmente, são previstas ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com altura de até 4,0 metros, em alto-mar, na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Paraná, do norte de Laguna-SC ao sul de Paranaguá-PR, da noite do dia 27 até a noite do dia 28 de janeiro.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisosde-mau-tempo.Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link:
https://www.facebook.com/sevicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.