Franklin de Freitas/ Arquivo Bem Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou neste sábado (15 de janeiro) um alerta laranja (com grau de de severidade classificado como “perigo”) para a ocorrência de tempestades no Paraná. O aviso, que iniciou às 10 horas da manhã, é valido até o final do dia, às 23h59.

De acordo com o Inmet, a expectativa é que chova entre 50 e 100 mm no dia, com a ocorrência de ventos intensos (60 a 100 km/h) e a possibilidade de queda de granizo em alguns municípios. Há risco, ainda, de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No Paraná, a situação deve afetar as seguintes áreas: Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro Ocidental Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Sudoeste Paranaense.

Você pode conferir a lista completa de municípios afetados clicando AQUI.

Na capital, chuva forte durante a tarde

Em Curitiba, capital do Paraná, houve precipitação forte de chuva durante a tarde deste sábado, o que acabou gerando transtornos pela cidade. As imagens abaixo, por exemplo, mostram a ocorrência de alagamentos e pontos de engarrafamento na região do bairro Portão.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a situação não é exclusividade da capital e a tarde é de tempo instável em boa parte do Paraná. “No norte pioneiro, Campos Gerais e RMC as chuvas ocorrem com mais força, com condições para tempestades. No sudoeste, oeste e no noroeste as precipitações são bem pontuais, mas também fortes em alguns pontos”, escreveu o meteorologista no site do Simepar.

Alerta de ‘perigo potencial’ até domingo

Além do alerta laranja, válido até o final do dia, o Inmet também publicou um alerta amarelo (grau de de severidade “perigo potencial”) válido até às 10 horas da manhã deste domingo (16 de janeiro).

“INMET publica aviso iniciando em: 15/01/2022 10:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, escreveu o Instituto em seu site.

Onda de calor no interior do estado

Mais para o interior do estado, há ainda um alerta laranja relativo à uma onda de calor. O alerta foi emitido no último dia 13 e é válido até amanhã, às 11 horas. “Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias”, anuncia o Instituto.

No Paraná, as regiões afetadas são: Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense e Centro-Sul Paranaense.

A lista completa de municípios afetados pode ser conferida AQUI.