Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.

A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.

Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência
Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.

UTFPR

Foi publicado o edital para a oferta de 4.310 vagas em 107 cursos de ensino superior da UTFPR no segundo semestre deste ano. As inscrições gratuitas podem ser feitas entre 28 de junho e 1º de julho, com a nota do Enem 2021, no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Durante esse período, candidatos podem selecionar até duas opções e acompanhar diariamente a classificação parcial. Também podem conferir as maiores e menores notas em edições anteriores e os pesos a serem aplicados em cada disciplina.

Metade das vagas são reservadas para para quem fez o ensino médio em escolas públicas, incluindo categorias relacionadas à renda familiar, à deficiência e à autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas.

A convocação da 1ª chamada vai ser divulgada no dia 6 de julho. Aqueles que não se classificarem em nenhuma das duas opções e quiserem concorrer nas próximas chamadas vão ter a possibilidade de inscrição em Lista de Espera.

Os estudantes da UTFPR contam com programas e bolsas de apoio para eventos, qualidade de vida, pesquisa, inovação, cultura e empreendedorismo, cursos de capacitação, idiomas e outras atividades, além de oportunidades no exterior, como a dupla diplomação.

Veja cronograma da 1ª Chamada
Etapa 1
06/07 – Publicação da Lista de selecionados 
13 a 18/07 – Matrículas on-line
20/07 – Status preliminar de matrícula
21 e 22/07 – Prazo para enviar o que faltou
26/07 – Status de matrícula
27 e 28/07 – Período para contestação de status
29/07 – Resultado da Etapa 1

Etapa 2
01 e 02/08 – Confirmação de Matrícula
11/08 – Início das aulas

UFPR

Começa nesta terça-feira, 28 de junho, e vai até 1º de julho o período de inscrições para a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Na UFPR, estão disponíveis 278 vagas, em 21 cursos. O processo é aberto a candidatos que participaram da última edição do Enem e tiveram nota maior que zero na prova de redação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação (sisu.mec.gov.br).

Nesta edição, a UFPR oferta via SiSU 134 vagas para ampla concorrência e 144 vagas pela Lei de Cotas (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência). As 278nvagas estão distribuídas nos seguintes cursos:

CURITIBA
Terapia Ocupacional – 21
Agronomia – 29
Medicina Veterinária – 4
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 6
Engenharia Elétrica – 19
Engenharia Mecânica (noturno) – 5
Engenharia Mecânica (integral) – 7
Engenharia Química – 6
Física (matutino) – 25
Física (noturno) – 52
Enfermagem – 3
Administração (noturno) – 11
Administração (matutino) – 8
Engenharia Florestal – 34
Farmácia – 8
Nutrição – 4
Odontologia – 6
Medicina – 5

PALOTINA
Agronomia – 10
Medicina Veterinária – 14

TOLEDO
Medicina – 1

O resultado da chamada regular do SiSU será divulgado no dia 6 de julho de 2022, na página do SiSU na internet, no site http://SiSU.mec.gov.br. Os aprovados deverão fazer o registro acadêmico, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR, no período de 13 de julho até as 17 horas de 18 de julho (data sujeita a confirmação).

Na UFPR, os candidatos que no momento da inscrição se declararem pretos, pardos, indígenas  ou pessoas com deficiência deverão ainda passar pelas bancas de validação de autodeclaração, em dias e horários a serem informados e edital próprio, após a divulgação dos aprovados.