Arquivo Bem Paraná – Alagamento em Curitiba

O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet emitiu um ‘alerta laranja’ para essa sexta-feira (dia 15) válido para quase todas as regiões do Paraná. A partir das 16 horas dessa sexta-feira até à 1 h da madrugada de sábado, há “risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, informou o Inmet.

O alerta laranja é o segundo mais grave na escala do Inmet. Só o alerta vermelho é mais severo.

A previsão do Inmet é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia no Paraná e Santa Catarina. O aviso vale para as áreas: Metropolitana De Curitiba, Vale Do Itajai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense, Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense e Litoral Sul Catarinense.

As instruções do Instituto são evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informou o Inmet.