O temporal que causou estragos em Santa Catarina entre a noite de sexta-feira, 14, e a madrugada deste sábado, 15 de agosto, pode se repetir no Paraná durante esta madrugada deste domingo, 16 de agosto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram novos alertas para temporais em todas as regiões do Paraná para as próximas a noite deste sábado (15) e madrugada de domingo, 16. A previsão é de chuvas intensas acompanhadas de raios, vendaval e granizo.

Com o alerta laranja, o Inmet sinaliza indicação de “perigo” aos estados da região Sul do Brasil, entre eles Santa Catarina, onde foi confirmada a passagem de tornados neste sábado. O aviso informa sobre o risco de chuvas intensas e granizo, com a possibilidade de queda de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Já os ventos podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Neste domingo, a frente fria se desloca para a costa de São Paulo, desta vez o centro-leste do Paraná e o sul paulista terão condições para muita chuva com possibilidade de raios e ventania, de acordo com o Climatempo. 

Agora o risco de tornados ainda existe ao longo da próxima semana para áreas da Região Sul do Brasil, isso porque uma nova frente fria vai avançar e pode provocar o desenvolvimento de grandes nuvens carregadas, que são conhecidas na meteorologia por supercélulas, e podem desenvolver novos tornados ou até mesmo micro-explosões