Publicidade
avaliação do ensino médio

Interpretação de texto é a coisa mais exigida no Enem, diz professor

(Foto: Geraldo Bubniak)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova marcada por longos textos, principalmente na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Dentro disso, o Português aparece como a principal disciplina, sendo responsável por 89% das questões. 

Com o início do segundo semestre, quando a prova é aplicada, Vinicius Beltrão, professor do SAS Plataforma de Educação, defende que o aluno se prepare com antecedencia e dê uma atenção especial à leitura e a interpretação de textos. “ A interpretação de texto é, de longe, a habilidade mais exigida pela prova de Português do ENEM – foram 219 questões ao longo dos últimos oito anos”, diz  o professor.

Na parte prática, é importante que os alunos estudem recursos verbais e não-verbais; comparação entre textos; inferências e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação). “A prova não exige apenas o conhecimento prático da disciplina, mas também provoca o aluno a trabalhar com máxima atenção à leitura de conteúdos e enunciados”, ressalta o professor.

O professor afirma que a segunda habilidade mais cobrada pela disciplina de Português é conhecimento de estrutura textual e capacidade de análise do discurso. Segundo Beltrão, é interessante focar os estudos em análise de tipos textuais; progressão temática; estratégias argumentativas e recursos poéticos.

Questões que cobram interpretação e leitura de conteúdos artísticos tiveram incidência de 12,1% ao longo dos oito anos de prova. “Vanguardas europeias; arte urbana e teatro foram os principais temas”, destaca. 

Outro ponto que demanda atenção é a variação regional, social e temporal. “É importante que o estudante compreenda como a variação linguística pode ser um instrumento de construção de personagens (históricos ou fictícios) e de formação da identidade cultural”, completa o especialista.  


Equilibrio e ritmo

Faça um plano de estudos

  • Escolha quais matérias vai estudar e defina quais dias e horários caberão para cada disciplina. No plano de estudos, você poderá estudar sozinho, em grupo, fazer um curso pré-enem presencial ou um curso pré-vestibular online. Dessa forma, será mais fácil esgotar todo o conteúdo e, no final das contas, atingir sua meta!

Confira o edital

  • Leia todo o edital cuidadosamente, sem pressa, observando todas as orientações dispostas no documento. O que não vale é ter candidato sem saber quais são os conteúdos que cairão na hora da prova, não é?

Leia sobre atualidades

  • O aluno deve ficar atento ao que acontece no Brasil e no mundo também é fundamental. Questões ligadas à atualidade serão cobradas na prova e o estudante que estiver bem informado terá em suas mãos um grande diferencial: hábito da leitura e capacidade de interpretação dos fatos. Além de estudar pelas apostilas Enem e livros, acompanhe notícias do que acontece por aqui e em outros países através de telejornais, revistas, sites e blogs com credibilidade na internet.

Estude as provas anteriores

  • Fazer o Enem provas anteriores é uma boa oportunidade para saber como funciona o exame e ficar por dentro dos conteúdos cobrados. Reserve um tempo do seu dia para resolver algumas questões.

Equilíbrio é a palavra-chave     

  • Além de estudar, é importante manter a mente tranquila durante todo o período de preparação. Por isso, é fundamental que também reserve um tempo para fazer atividades prazerosas como ir ao cinema, ler um livro, escutar músicas, etc.

Identifique qual é a forma de estudo ideal para você     

  • Os estudos para o Enem podem se tornar uma maratona, graças à grande quantidade de conteúdo que precisa ser estudado. Por isso, mesmo se preparando com antecedência, cuidado para que ela não se torne cansativa ou monótona para você. É importante não perder o interesse pelos estudos. Lembre-se que o pote de ouro está logo ali!
  • Variar nas formas de estudos é uma sugestão que pode ser agradável e descontraída. Assistir vídeos sobre determinado assunto em canais específicos no YouTube voltados para educação, como o YouTube Edu são uma boa opção. Você também pode conferir outras plataformas de simulados online que o Educa Mais Brasil separou para estudantes testarem seus conhecimentos.
Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES