Divulgação

A Prefeitura está fazendo várias intervenções em diferentes pontos da cidade em galerias pluviais. As ações são preventivas e também para corrigir algumas estruturas que se danificaram com as últimas chuvas que caíram na cidade. 

O trabalho das equipes é o de melhorar e restabelecer os sistemas de drenagem garantindo sua funcionalidade para o escoamento das águas das chuvas e assim prevenir alagamentos.  “As intervenções ajudam a diminuir a erosão, o assoreamento e as inundações. São serviços realizados em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Um exemplo dessas ações está ocorrendo no Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim. Uma escavadeira hidráulica está sendo usada para fazer a limpeza e desassoreamento do rio, numa extensão de 500 metros, para minimizar o risco de enchentes, especialmente na região da Rua Dante Honório.

Ali já foi construída uma das quatro bacias de contenção do Ribeirão dos Padilhas. As estruturas funcionam como reservatórios para reter água e proporcionam maior controle da capacidade de vazão, diminuindo o potencial destrutivo do rio em períodos chuvosos.

Trabalho constante

“São ações corretivas e preventivas. Este trabalho ocorre o ano todo. Nós estamos atuando em vários pontos da cidade e depois disso existe uma programação de intervenções que iremos começar, que fazem parte do nosso trabalho preventivo”, afirma o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer Neto.

No cruzamento das ruas Mariano Torres com Comendador Macedo (Centro), a intervenção está sendo realizada para substituir a tubulação que estava subdimensionada por dutos de 1 metro de diâmetro, além da construção de duas caixas de ligação. O resultado deve ser a redução de risco de alagamentos, um problema recorrente na região. Enquanto durarem as obras, a pista da direita da Mariano Torres ficará com o tráfego interrompido. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 10 dias.

Desassoreamento e limpeza de rios

Duas escavadeiras hidráulicas estão sendo utilizadas no Rio Bacacheri para fazer a remoção de entulhos. O trabalho se encontra no trecho a partir da Rua Dante Angelote até o Rio Atuba.

Já no Córrego Vila Oficinas, a intervenção está sendo feita para conter o talude, que devido ação da chuva ameaçava desmoronar. A ação está acontecendo entre as ruas Natal e Raymundo Nina Rodrigues, no Cajuru. “Isso ocorre porque parte da população insiste em jogar lixo no rio. Já retiramos fogões, geladeiras, sofás e colchões. São estruturas que funcionam em um dique quando atingem uma tubulação e o resultado é alagamento. Por isso nosso trabalho precisa ser constante”, diz Augusto Meyer Neto.

Galerias renovadas

Na Rua Jerônimo Durski com Padre Anchieta está sendo executada outra intervenção de reparo em galeria pluvial. A tubulação está sendo substituída por tubos de 0,40 m de diâmetro. O trabalho de manutenção deve prosseguir até final da semana que vem.

No bairro Portão, a intervenção da Prefeitura acontece na Rua Alberto Rutz. A tubulação está sendo substituída por dutos de 1,5 metro de diâmetro, além da implantação de caixa de ligação de 2 x 2 metros. A previsão de conclusão do serviço é de 20 dias.
Outra ação está ocorrendo no encontro das ruas José Pereira de Araújo com José Alcides de Lima, no Capão Raso. As equipes estão implantando tubulação de 0,60m e recuperando a caixa de captação para garantir o escoamento da água.

No final da Rua Joaquim de Castro, Uberaba, nas proximidades do Rio Atuba, a Prefeitura fez limpeza e desobstrução das galerias com equipamento de hidrojato. Além disso, os trabalhos envolvem a remoção de entulhos e desassoreamento do rio para prevenir alagamentos nas áreas do entorno.

Além disso, a Prefeitura também está fazendo uma ação corretiva nas galerias pluviais da Rua Valentim Gulin, no bairro Atuba. Ali a chuva provocou deslocamento de parte da estrutura, que agora está substituída e receberá também uma nova caixa de ligação.