Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

A estação do inverno terminou às 10h31 desta terça-feira (22). A estação teve muitos dias de sol e calor, associado ao tempo seco e sem chuva no Paraná. O resultado é que as temperaturas máximas, geralmente registradas à tarde, ficaram acima da média em mais de 1ºC em áreas como a RMC, Central e boa parte do Oeste e Noroeste.

Veja a figura com a anomalia positiva de temperatura máxima entre julho e setembro, mostrando que os valores ficaram acima da média da estação. A outra figura mostra que nenhum local chegou a chover 100% do esperado para os 3 meses.

Nesta terça-feira teremos mais um dia com temperaturas amenas no Paraná. Entre o Centro-Sul, Campos Gerais e RMC as mínimas previstas ficam abaixo dos 10°C. Há condição para alguma pancada de chuva isolada no interior (sudoeste, oeste e noroeste), mas sem indicativo de temporais. No leste, entre Curitiba e praias, céu segue fechado, com garoa ocasional e pouca variação das temperaturas.

Na quarta-feira (23) chove bastante sobre o Sudeste do Brasil. No Paraná os ventos continuam transportando umidade do Oceano, por isso teremos mais um dia de céu encoberto entre a região de Curitiba e as praias. Alguma garoa ocasional ocorre nestes setores, e as temperaturas pouco variam. Nos Campos Gerais e no norte nebulosidade variável, enquanto no noroeste, oeste e no sudoeste o sol predomina durante a manhã e tarde.