Lucilia Guimarães/SMCS

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) reagendou para os dias 21 e 22 de janeiro o recadastramento e a prova de vida de 114 aposentados e pensionistas que fizeram aniversário em dezembro e não compareceram ao IPMC.

O recadastramento e a prova de vida são etapas obrigatórias do Censo Previdenciário. A convocação, ao longo de 2019, foi feita para que o atendimento fosse realizado no mês de aniversário do beneficiário.

A lista com os nomes dos que ainda não cumpriram a exigência e o horário reagendado para o atendimento está no site do IPMC.

“Fazemos um alerta aos nossos beneficiários – aposentados e pensionistas. Tragam os documentos, participem do Censo. Ele é a garantia de que o pagamento do seu provento ou pensão será feito de forma regular. O Censo Previdenciário evita pagamentos indevidos e combate fraudes”, declara o presidente do Instituto, Ary Gil Piovesan.

O recadastramento é feito pessoalmente no Edifício Delta, localizado na Avenida João Gualberto, 623, torre C, no bairro Alto da Glória. Os beneficiários são atendidos no 2° andar.

Cartão qualidade bloqueado
A partir desta quinta-feira (9/1), o grupo que teve o atendimento reagendado pelo IPMC está com o cartão qualidade, utilizado para compras em estabelecimentos conveniados, bloqueado. Após o recadastramento, o uso do cartão será liberado em até 48 horas.

O não comparecimento injustificado até o dia 13 de março acarretará, a partir de março, na suspensão do pagamento do benefício.

Todos são convocados duas vezes por correspondência enviada pelos Correios ao endereço cadastrado no IPMC. A lista dos convocados também é publicada no Diário Oficial do Município e fica disponível no site do IPMC. A recomendação aos beneficiários é para que acompanhem as informações do Censo Previdenciário por ali.

Sempre que o aposentado ou pensionista não comparece, uma das formas de tentativa de contato é feita pelo serviço social, com a busca ativa.

Mobilidade reduzida
Os que possuem dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida que impeçam que a pessoa apresente seus documentos pessoalmente devem fazer contato para receber orientações para a visita domiciliar.

Os telefones para informações são 3350-3646 ou 3350-9617.

Aqueles que moram fora da Região Metropolitana de Curitiba têm a possibilidade de fazer o recadastramento enviando, pelos Correios, o formulário preenchido e os documentos autenticados em cartório, com reconhecimento da assinatura por verdadeiro.

As informações e os formulários necessários estão disponíveis no site do IPMC.