Série B

Irregular em campo, Coritiba arranca empate em Barueri e amplia jejum

Julio Rusch, do Coritiba, enfrenta o Oeste
Julio Rusch, do Coritiba, enfrenta o Oeste (Foto: Ale Vianna/Eleven/Estadão Conteúdo)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Oeste, nessa sexta-feira (dia 4) à noite, em Barueri, pela 4ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa ficou na 7ª colocação, com sete pontos. A equipe paulista ficou em 11º lugar, com cinco pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Esse foi o segundo jogo do time paranaense sob o comando do técnico Eduardo Baptista. Na estreia, ele venceu o Criciúma, no Couto Pereira. Na próxima rodada, o Coxa recebe o Brasil-RS no Couto Pereira, na próxima terça-feira.

O Coritiba chegou a seis jogos seguidos como visitante sem vencer. Nas cinco partidas fora de casa anteriores, amargou cinco derrotas (Sampaio Corrêa, Atlético-PR, Cascavel, Paraná e Goiás).

O time de Baptista teve novamente uma atuação irregular. Até viveu alguns bons momentos na partida, mas impressionou pelo grande número de erros em lances fáceis. 

ESCALAÇÃO
O Coritiba não tinha Vinícius Kiss, lesionado. Ele seria improvisado na lateral-direita. Sem ele, o técnico Eduardo Baptista decidiu promover a estreia de Leandro Silva (ex-Ceará e Avaí) nessa posição. Os demais desfalques eram Carlos César, Alecsandro, Kleber, William Matheus, Thiago Lopes e Iado Dias. O esquema tático foi o 4-2-3-1. A linha de três meias ofensivos tinha Jean Carlos (centro), Chiquinho (esquerda) e Kady (direita).

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba teve fraco desempenho no primeiro tempo, principalmente pelos erros individuais. Sem a bola, até demonstrou aplicação tática e organização. Com a bola, os jogadores mostraram ansiedade e não conseguiram construir jogadas. Foram raros os lances de lucidez. A única boa jogada do Coxa no primeiro tempo foi o cabeceio de Vitor Carvalho no canto, após escanteio de Jean Carlos, aos 6 minutos. Já o Oeste mostrou um time veloz e com alguma qualidade nos contra-ataques. O goleiro Wilson precisou salvar o Coritiba em três lances. O primeiro foi aos 45 do 1º, em chute de Danielzinho. No segundo tempo, ele foi exigido em mais dois lances perigosos.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Coxa mudou. Saíram o meia Jean Carlos e o ponta Kady. Entraram o meia Yan Sasse e o ponta Pablo. O Oeste fez 1 a 0 no primeiro lance. Léo Arthur cruzou em cobrança de falta. A defesa deixou Wallace Bonilha entrar livre na pequena área e cabecear. As duas substituições do Coritiba começaram a surtir algum efeito logo em seguida, com bons dribles de Pablo e passes inteligentes de Sasse. Mesmo assim, o índice de erros individuais da equipe continuava alto. Aos 18, entrou o ponta Guilherme Parede e saiu o lateral Abner. Com isso, Chiquinho passou para a lateral-esquerda. 

O Coxa chegou ao empate aos 25 graças ao talento individual de Julio Rusch, que acertou belo lançamento, e à frieza de Parede, que finalizou com estilo: 1 a 1. No lance, o Oeste pediu impedimento. A imagem da TV mostra Parede na mesma linha, mas com o corpo inclinado à frente. É um lance polêmico. Depois do gol, a partida ficou equilibrada. 

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Coritiba somou 48% de posse de bola, 13 finalizações (4 certas), 85% de precisão nos passes e 3 escanteios. O Oeste teve 52% de posse de bola, 16 arremates (8 certos), 91% nos passes e 8 escanteios. Os dados dão do Footstats.

OESTE 1 x 1 CORITIBA
Oeste: Tadeu; Daniel Borges, Lídio, Patrick e Conrado; Rodrigo Souza, Wallace Bonilha e Léo Arthur (Claudinho); Bruno Lopes, Danielzinho (Carlinhos) e Pedrinho (Marcinho). Técnico: Roberto Cavalo
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Thalisson Kelven, Alex Alves e Abner (Guilherme Parede); Vítor Carvalho, Júlio Rusch, Chiquinho, Jean Carlos (Yan Sasse) e Kady (Pablo); Bruno Moraes. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Wallace Bonilha (1-2º), Guilherme Parede (25-2º)
Cartões amarelos: Bruno Moraes, Alex Alves (C). Bonilha (O).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Público: 1.315 total
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

6 – Escanteio. Jean Carlos cruza. Vitor Carvalho cabeceia no canto. Tadeu espalma.
23 – Boa troca de passes do Oeste. Daniel toca para Léo Arthur, que finaliza fraco. Wilson segura.
42 – Conrado cruza da esquerda. Bruno Lopes entra livre, mas não alcança. 
45 – Danielzinho chuta com perigo. Wilson faz boa defesa.

Segundo tempo
1 - Gol do Oeste. Falta na direita. Léo Arthur cruza na pequena área. Wallace Bonilha chega antes que a zaga e cabeceia livre.
15 - Bola enfiada nas costas da defesa. Bruno Lopes fica na cara do gol e chuta. Wilson salva.
17 – Leandro Silva cruza na medida. Vitor Carvalho domina e chuta no canto. O goleiro espalma. Bruno Moraes tenta no rebote, mas comete falta no goleiro.
21 – Falta na direita. Leo Arthur cruza. Wilson tira de soco. Danielzinho pega o rebote e chuta. Wilson defende.
25 – Gol do Coritiba. Julio Rusch acerta belo lançamento. Guilherme Parede entra livre nas costas da defesa e toca com estilo, por cobertura.
39 – Thalisson Kelven erra passe na defesa. Carlinhos sai na cara do gol e chuta. Wilson salva.
40 – Boa troca de passes do Coritiba. No fim, Yan Sasse toca para Pablo, na área. Ele chuta e o goleiro salva.