Não há lugar melhor no mundo do que nossa casa… Mas, muitas pessoas já estão começando a ficar ansiosas e estressadas por não poder sair de casa.

É hora de procurar relaxar a mente e manter um equilíbrio, afinal, o isolamento domiciliar é fundamental neste momento. Por isso, separamos algumas dicas de como ficar mais tranquilo, sugestões de leituras e shows para assistir e, para os pais, como fazer com que as crianças saiam do sofá para se exercitar um pouco – mesmo dentro de um apartamento! Confira abaixo sempre acesse o site para saber mais (www.curitibadegraca.com.br).

Se tiver sugestões de atividades recreativas para fazer em casa, passeios virtuais, cursos e aulas gratuitas on-line, pode mandar para nós pelo e-mail [email protected].

E lembrando mais uma vez: fique em casa!


Pixabay

Ficar em casa e cuidar da saúde mental são atos de amor próprio e ao próximo

Como manter o equilíbro emocional?

A ansiedade e estresse estão começando a afetar muitas pessoas. Com o isolamento em casa, sem realizar atividades ao ar livre ou ter contato físico com amigos e familiares, nem sempre é fácil manter o equilíbrio emocional.
Contudo, algumas atitudes simples podem ser bastante úteis, além de buscar diversas pessoas e empresas que estão disponibilizando auxílio on-line, aplicativos e sites para “reunir” pessoas e outras formas de apoio e atividades para enfrentar este momento. Por isso, reunimos oito dicas lá em nosso site (www.curitibadegraca.com.br) para ajudar você a ficar mais tranquilo. Acessa lá e fique em casa!


Little Kickers Brasil

Exercícios físicos colaboram para desenvolvimento infantil e são ótimas ferramentas para “sair do tédio” durante o período de quarentena. 

Exercícios físicos para tirar as crianças do sofá

Os aparelhos eletrônicos se tornaram um auxílio para entreter as crianças que estão sem aulas. Existem muitas atividades e aplicativos culturais e de ensino excelentes para elas. Mas, é preciso se movimentar também!
Segundo Everson Pergher, educador físico e sócio-proprietário da franquia Little Kickers, os exercícios físicos ajudam no desenvolvimento infantil. Basta apenas meia hora por dia e não precisa ser uma atividade esportiva, afinal, muitos não tem quintal e estão em apartamentos. Brincadeiras que façam a criança pular, subir e descer, como circuito de obstáculos, ou dançar até, já ajudam as crianças a saírem do sedentarismo.
E lembre-se: o exemplo dos pais é fundamental, por isso, é ideal que você participe com seus filhos!


Acervo de Sandra Maria Mattar Diaz

Maria Olga Mattar, socióloga e a primeira professora contratada pela PUCPR.

Saiba mais sobre a história de mulheres paranaenses

Você sabia que muitas mulheres marcaram a história do Paraná? O trabalho e dedicação delas ajudaram no desenvolvimento de diversos setores do estado. Pioneiras ao desafiar as tradições impostas, principalmente, de que certas profissões eram apenas para homens, elas quebraram regras e contribuíram para os avanços na sociedade.
Para mostrar suas trajetórias, as pesquisadoras Alexandra F. M. Ribeiro e Alboni M. D. P. Vieira criaram a coluna Mulheres Paranaenses, disponível na seção “Colunistas” lá em nosso site (www.curitibadegraca.com.br). Lá, já estão disponíveis artigos sobre a Pórcia Guimarães Alves, uma das primeiras pedagogas do estado e pioneira em aplicar a psicologia no diagnóstico e terapia de crianças com desvio de comportamento, e sobre Maria Olga Mattar, socióloga e a primeira professora contratada pela PUCPR que dedicou seus estudos ao combate de preconceitos.


Quarentena Cultural reúne mais de 60 artistas no Instagram

Para levar mais diversão e cultura para todas as pessoas em casa, três espaços culturais de Curitiba, o Itupava1299, o Terraço Verde e o Propulsão Local, lançaram a Quarentena Cultural. Até o dia 21 de abril, mais de sessenta artistas estão se revezando fazendo lives em seus perfis pessoais no Instagram.
Aulas de yoga, dança e lives sobre mobilidade urbana também estão na programação, que pode ser conferida diariamente no perfil @itupava1299 no Instagram e Facebook.
Todas as lives são gratuitas, mas o projeto também tem o objetivo de criar novas possibilidades de trabalho e movimentação econômica para os artistas, que também estão isolados em suas casas. Quem desejar contribuir, pode acessar catarse.mequarentenacultural e fazer uma doação. O valor arrecadado será dividido entre os artistas participantes, seguindo o velho ditado de que “ A união faz a força”.

 

E por falar em nos ajudarmos, já está no ar a lista da Rede do Bem do Curitiba de Graça, que reúne diversos serviços de micro e pequenos empreendedores para auxiliar as menores empresas a passar pela crise sem apertos financeiros. Se quiser participar, basta mandar as informações do seu negócio para [email protected], que serão incluídas em até 48 horas.

*No momento, os serviços presenciais (sem entrega em casa) são divulgados somente se forem essenciais. Mas, assim que este período terminar, todos poderão participar!