Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

Céu de brigadeiro, tempo bom e vertedouro jorrando o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, em torno de 1.400 metros cúbicos de água por segundo. Os visitantes que passaram pela Itaipu Binacional, na manhã deste domingo (4), tiveram sorte e se depararam com o show das águas na usina que mais gera energia no planeta.

A abertura das comportas aconteceu na noite deste sábado (3). A previsão inicial era continuar vertendo durante todo o domingo, mas a abertura foi interrompida no fim da manhã, para aumentar a geração de energia. É possível que volte a verter ainda na noite deste domingo. 

O vertimento ocorre normalmente quando há excedente de água não usada para a geração de energia. Tem chovido bastante na região do reservatório, o que contribui para garantir uma poupança da “caixa d´água” de Itaipu, que está otimizando equipamentos para o melhor aproveitamento da matéria-prima para a produção de energia.

Este é o segundo vertimento nos últimos sete dias. O último havia ocorrido no fim da semana anterior, durante as eleições, mas por restrições operativas, não por excesso de água.
O vertimento ocorre logo após mais um recorde registrado pela usina. No mês passado, Itaipu registrou o melhor outubro de sua história, com a produção de 8.782.585 megawatts-hora (MWh). A expectativa é que 2018 fique entre os cinco melhores anos do ranking de produção.

A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,5 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai.