Esporte

Já campeão, Hamilton vence GP de Abu Dhabi em dia marcado por despedida

Lewis Hamilton
Lewis Hamilton (Foto: Divulgação / f1.com)

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Pentacampeão mundial antecipado da Fórmula 1, Lewis Hamilton, da Mercedes, encerrou a temporada 2018 em grande estilo e venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi neste domingo (25). Assim, finaliza a temporada com 408 pontos.

Sebastian Vettel, da Ferrari, segundo colocado no campeonato, com 320 pontos,  também ficou em segundo na corrida deste domingo.

O terceiro lugar na temporada ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari, que somou 251 pontos durante o ano, mas teve de abandonar a prova por problemas mecânicos neste domingo.

Max Verstappen, da Red Bull, foi o terceiro colocado em Abu Dhabi e fechou o ano em quarto, com 249 pontos, fechou o campeonato na quarta posição geral. 

A corrida marcou a despedida do bicampeão Fernando Alonso da Fórmula 1. Correndo pela McLaren, ele chegou em 11º lugar.

O espanhol proporcionou um momento divertido ao ser questionado por sua equipe, a cinco voltas do fim, se os mecânicos podiam fazer algo por ele para que terminasse em décimo e somasse um ponto.

 "Eu tenho 1800 pontos, por que vou querer 1801?", respondeu. Na verdade, Alonso somou 1899 pontos na história da Fórmula 1.

A prova deste domingo foi marcada também por um sério acidente de Nico Hulkenberg, da Renault, logo na segunda volta. Seu carro capotou e pegou fogo, mas o alemão saiu ileso. 

Houve ainda outros três abandonos na prova: Pierre Gasly, da Toro Rosso, Esteban Ocon, da Force India, Marcus Ericsson, da Sauber.