Com a queda nas temperaturas não é raro encontrar paranaenses preparando vários pratos típicos com o pinhão, um dos símbolos do Estado. A colheita e a comercialização do Pinhão estão permitidas desde o dia 1º de abril no Paraná.

Curitiba tem pelo menos 227 mil veganos ou vegetarianos

A data é estabelecida pela portaria nº 046/2015 do Instituto, que tem como objetivo garantir a maturação do pinhão e a continuidade da araucária no Estado. É nesta época do ano que as pinhas amadurecem para a reprodução da espécie.

 

A fauna também se alimenta da semente. Desde o fim de semana, diversos ambulantes já vendiam o pinhão nas ruas de Curitiba. 

O Paraná vem incentivando o plantio e a colheita do pinhão, com distribuição de mudas e a regulamentação do período da colheita. O objetivo é garantir o consumo sustentável e assegurar a reprodução da araucária sem prejudicar a geração de renda no Estado. Em 2011, o Paraná foi o primeiro Estado a distribuir gratuitamente mudas para estimular o plantio. Somente em 2016, o IAP produziu cerca de 1,1 milhão de mudas nativas que podem ser solicitadas gratuitamente pelo site do Instituto.