Valquir Aureliano

O Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, recebeu neste domingo (22) a apresentação da Orquestra Filarmônica da Unicecumar (OFUC). O espetáculo, com repertório variado, que foi do clássico a temas de filmes, integra o projeto “Orquestra Unicesumar na Estrada”, que conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC). Neste ano, a OFUC fez cinco apresentações e deverá levar música de qualidade para pelos menos mais dez municípios.

Esta foi a segunda apresentação da orquestra no cartão-postal de Curitiba. A primeira foi o Concerto de Natal, em 26 de novembro do ano passado. O espetáculo fez parte da programação de Natal da capital paranaense, que tradicionalmente atrai turistas de várias regiões do País.

A Orquestra Filarmônica Unicesumar iniciou os ensaios em fevereiro de 2013. A primeira apresentação foi no mesmo ano, em 17 de março, no campus da instituição, em Maringá.

O grupo tem cinco CDs e quatro DVDs gravados, a exemplo de “Temas de Filmes”, em 2012, no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a capacidade esgotada. O maestro convidado, Roberto Tibiriçá, também esteve à frente da Orquestra no “Festival Tchaikovsky”. O cantor Lenine já teve acompanhamento do grupo em suas obras.

O corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da Unicesumar. São profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. São 65 artistas organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do Departamento de Cultura e Artes (DCA) da Unicesumar.