Divulgação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os modelos com estilo fora de estrada se destacaram nas vendas em 2018. Dos 20 mais emplacados, sete são utilitários esportivos ou picapes.

O Jeep Compass foi o líder entre os SUVs, com 60.284 unidades comercializadas no ano passado. O dado é da Fenabrave, entidade que representa as distribuidoras de veículos.

Em 2008, apenas dois automóveis com características off-road (suspensão mais firme, carroceria elevada) figuravam no top 20: o jipinho urbano Ford EcoSport e a picape compacta Fiat Strada.

Os sedãs perderam espaço. Apenas Toyota Corolla e Chevrolet Prisma figuraram entre os 20 mais vendidos de 2018.

Em 2008, a lista incluía sete modelos desse segmento: além de Prisma e Corolla, havia Chevrolet Corsa Classic, Fiat Siena, Honda Civic, Ford Fiesta Sedan e Renault Logan.

Os líderes de mercado continuam sendo os compactos populares. Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka foram os três primeiros colocados do ano passado.

Em 2008, o pódio foi ocupado por Volkswagen Gol, Fiat Palio e Fiat Uno.

O ano de 2018 terminou com 2,57 milhões de veículos emplacados. O número divulgado pela Fenabrave soma carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões. Houve crescimento de 14,6% em relação a 2017.