Divulgação/Gregório Fernandes/CBF – Lucas Halter (com a camisa 14) no Sul-Americano Sub-17 de 2017

O zagueiro Lucas Halter, 17 anos, do Atlético Paranaense, está na mira da Roma. É o que vem noticiando a imprensa italiana. Quem comanda a operação para observar o jogador, e possivelmente tentar contratá-lo, é o diretor esportivo do clube italiano, o espanhol Ramón Rodríguez Verdejo, o 'Monchi'. 

Monchi é tratado pela imprensa da Europa como o 'mago das transferências'. Ele ganhou fama quando pegou um Sevilla endividado e transformou em uma potência. Gastou 25 milhões de euros para montar um time com Palop; Daniel Alves, Fazio, Cáceres e Adriano; Rakitic, Júlio Baptista, Seydou Keita e Christian Poulsen; Luís Fabiano e Carlos Bacca. Na época, todos jogadores pouco valorizados pelo mercado. Anos depois, o clube espanhol vendeu esses jogadores por 170 milhões de euros.

O espanhol chegou à Roma há um ano. E um dos alvos de Monchi passou a ser Lucas Halter, destaque da seleção brasileira sub-17 na conquista do Sul-Americano de 2017, no Chile. 

O jogador do Atlético, de 1,87 m de altura, ganhou uma página no site Worldfootballscouting.com, que analisa os melhores novatos do futebol mundial. Nesse site, Halter é elogiado pela elegância dos movimentos, pela força física, pela qualidade no jogo aéreo e pelos lançamentos.

Halter não estreou pelo profissional. Ele já chegou a ficar no banco de reservas na partida contra o Ceará, pela Copa do Brasil.

Nessa segunda-feira, Lucas Halter foi convocado para a seleção brasileira sub-20, para uma etapa de preparação para o Sul-Americano.