Divulgação

O acesso à Primeirão Divisão não veio em 2019, como sonhava o torcedor. Mas ainda há motivos para celebração no Paraná Clube. É que o goleiro Thiago Rodrigues foi eleito o melhor goleiro da competição pelo site Sofascore, com nota média de 7,21.

Capitão da equipe paranista, o goleiro foi titular em 33 partidas do Tricolor na Segundona, sendo que em 14 confrontos saiu de campo sem ter sido vazado. Ao todo, somou uma média de 0,9 gols sofridos por partida, tendo defendido um pênalti na competição e alcançado a média de 3,5 defesas por jogo.

O goleiro, inclusive, é um dos poucos nomes da equipe do Paraná considerada titular com contrato para a próxima temporada. O vínculo dele com o clube vai até o final de 2020. Outros nomes com contrato para a próxima temporada são o lateral-direito Éder Sciola, o zagueiro Rodolfo, o volante Luiz Otávio e o atacante Jenison.

A seleção dos melhores jogadores da Série B feita pelo Sofascore foi montada no esquema tático 4-4-2, sem volantes. Essa escolha foi para dar prioridade aos jogadores com maiores médias. O principal destaque e melhor jogador da competição, por sua vez, foi o meia-atacante Claudinho, do campeão Bragantino, com nota média de 7,77. Ele fez 34 jogos na competição, marcou 10 gols e deu 11 assistências.

Além de Thiago Rodrigues, outros jogadores com passagem pela Vila Capanema apareceram entre os melhores da competição: o atacante Hernane “Brocador”, do Sport, e o lateral-esquerdo Paulinho, do Cuiabá. O artilheiro jogou na equipe paranaense em 2011, enquanto Paulinho passou pelo clube em 2013.

Já o Coritiba, que terminou na terceira colocação da Segundona, garantindo o retorno à elite do futebol brasileiro, emplacou dois nomes entre os onze melhores da competição: o zagueiro Sabino, com nota média de 7,25, e o meio-campista Juan Alano, com 7,11.

O site Sofascore atribui uma nota de 0 a 10 para cada jogador em campo, em todas as partidas da Série B. Para entrar no ranking da seleção, é preciso ter atuado pelo menos em 19 rodadas – metade da competição.

Seleção da Série B 2019
Posição – Nome do jogador (Clube): Nota média

Goleiro – Thiago Rodrigues (Paraná Clube): 7,21
Lateral-direito – Aderlan (Bragantino): 7,21
Zagueiro – Ricardo Silva (América-MG): 7,20
Zagueiro – Sabino (Coritiba): 7,25
Lateral-esquerdo – Paulinho (Cuiabá): 7,38
Meio-campista – Ytalo (Bragantino): 7,03
Meio-campista – Claudinho (Bragantino): 7,77
Meio-campista – Juan Alano (Coritiba): 7,11
Meio-campista – Guilherme (Sport): 7,34
Atacante – Hernane (Sport): 7,05
Atacante – Zé Roberto (São Bento): 7,20