A Assembleia Legislativa avalia um projeto que pode limitar o horário de início de jogos de futebol no Paraná. Pela proposta, 20h30min seria estabelecido como limite máximo para o início das partidas, ficando a entidade organizadora da competição como responsável pelo cumprimento do dispositivo. A ideia é do deputado Delegado Recalcatti (PSD), e segundo ele, foi proposta em respeito aos torcedores que têm sido forçados a frequentar os estádios até tarde da noite.
O parlamentar afirma que a prática recente, com início dos jogos de futebol por volta das 22 horas, tem provocado diversos transtornos aos torcedores e frequentadores de estádios. “Considerando que por medida de segurança as torcidas são liberadas meia hora após a outra, a dispersão total entraria pela madrugada adentro sem a garantia dos serviços públicos de transporte”, lembrou. “O usuário de ônibus acaba tendo que gastar com o transporte, como táxi e Uber”, exemplificou.
Recalcatti também afirma que o limite de horário das partidas garante maior segurança aos torcedores. Segundo ele, o avançado no horário do término dos jogos é exatamente o período de maior suscetibilidade à criminalidade. “Mesmo quem vai de carro, muitas vezes, é obrigado a estacionar longe dos estádios correndo o risco de danos ou roubo do seu patrimônio”, alega. O projeto deve ser votado nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
De acordo com o texto do projeto de lei, a fiscalização sobre o cumprimento do horário de início dos jogos de futebol será do Procon (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), podendo contar com o apoio da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos. As sanções ao organizador que descumprir a Lei será de advertência, suspensão do evento ou multa de R$ 1.000 a R$ 100.000, dependendo do porte da competição.