Divulgação/Coritiba – Jorginho é apresentado no Coritiba

O técnico Jorginho foi apresentado oficialmente no Coritiba nessa quarta-feira (dia 25), em entrevista coletiva. Ele chegou ao clube na terça-feira (dia 24) para substituir Umberto Louzer, demitido no último sábado. No primeiro contato com a imprensa, o novo treinador comemorou o fato de ter opções para adotar diferentes estilos de jogo e falou sobre o ambiente no vestiário.

“Na Ponte Preta, eu trabalhava com 20, 22 jogadores. Eu tinha que trabalhar com jogadores da base. E gosto de trabalhar com jogadores da base. Mas aqui a gente tem 30 jogadores. A possibilidade que eu tenho de mudança de sistema, de mudança da forma de jogar, é muito maior aqui”, destacou.

Segundo Jorginho, o objetivo principal é fazer o Coritiba “uma equipe de primeira divisão”. “Temos elenco pra isso, com jogadores experientes e jogadores jovens, com jovens de qualidade e trazendo intensidade para o jogo”, disse.

Perguntado se o elenco está abatido após a sequência de resultados negativos, Jorginho explicou o ambiente que encontrou. “Eu não vi esse tipo de comportamento cabisbaixo. Vi a uma indignação por parte deles. Eles estão querendo realmente dar a volta por cima. Vejo um grupo muito comprometido com o objetivo final, que é conseguir o acesso. É um grupo que fica se perguntando por que está acontecendo isso. E é importante a gente detectar o que está acontecendo”, comentou.

Jorginho também elogiou a torcida do Coritiba. “Vi o peso dessa torcida aqui no primeiro jogo do campeonato, quando vim com a Ponte Preta”, destacou.

EXTREMOS
O novo técnico do Coritiba avisou que não é fã da ideia do ‘ponta invertido’, como o destro Robson que joga na esquerda. “Quando joga invertido, o extremo mais finaliza do que cruza. Temos bons centroavantes e precisam dessa bola na área. Sou muito adepto do cruzamento, até porque como jogador esse era um fundamento que eu dominava”, disse.

REFORÇOS
Perguntado sobre novas contratações, o diretor de futebol do Coritiba, Rodrigo Pastana, afirmou que vai aguardar a avaliação do elenco pelo técnico Jorginho. “Ele (Jorginho) precisa de um tempo para analisar o elenco. Se houver necessidade, vamos atrás de reforços”, disse Pastana.

ESQUEMA TÁTICO
Perguntado sobre o esquema tático favorito, Jorginho afirmou que pretende trabalhar com variações. “Todo time precisa de variações. Aqui (no Coritiba) estavam usando o 4-3-3. Nos últimos anos, venho jogando no 4-4-2 no losango. Existe essa possibilidade, mas o 4-2-3-1 cairia melhor aqui. Depende muito da qualidade dos jogadores que você tem. Na Ponte, eu não tinha jogadores de velocidade, aí ficava difícil o 4-2-3-1”, comentou.