Lucas Halter (Crédito: Valquir Aureliano)

O jornal inglês Daily Mirror publicou que o PSV Eindhoven, 24 vezes campeão holandês, está interessado na contratação do zagueiro Lucas Halter, 19 anos, do Athletico Paranaense. O clube holandês é famoso por investir em brasileiros jovens, desde Romário em 1988, Ronaldo Fenômeno em 1994 e Cássio em 2007.

O zagueiro tem contrato até julho de 2021 com o Athletico e presença constante em seleções brasileiras de base. Com a aposentadoria de Paulo André e o doping de Thiago Heleno, Halter virou titular do time principal, ao lado de Léo Pereira, que está na mira da Roma. Além dos dois, o clube conta com os zagueiros Pedro Henrique e Robson Bambu.

A reportagem do Mirror não citou valores e lembrou que o Manchester City também vem monitorando o zagueiro brasileiro.

O PSV tem investido em reforços nos últimos anos. Na temporada 2019/20, vai disputar a fase preliminar a fase preliminar da Liga dos Campeões – o duelo será contra o Basel, da Suíça. A primeira contratação de peso para o desafio foi o ponta português Bruma, do Leipzig (Alemanha), por R$ 64 milhões.

Além de Romário, Ronaldo e Cássio, o PSV também já investiu em brasileiros menos badalados, em anos anteriores. Os zagueiros Marcelo (hoje no Lyon) e Alcides (hoje na Matonense), o atacante Jonathan Reis (hoje sem clube) e o atacante Robert (hoje aposentado) são alguns exemplos.