Divulgação

O dia 24 de agosto, sexta-feira, vai marcar de forma permanente a vida de 29 jovens da Vila 29 de Outubro, área de ocupação irregular do bairro Caximba. Nessa data eles começam o curso profissionalizante de Auxiliar de Produção Industrial, com duração estimada de 18 meses.

A fase preparatória já começou. Desde quinta-feira (16/8) eles estão fazendo um curso de Nivelamento de Matemática. “É uma disciplina muito cobrada neste curso profissionalizante e nós fazemos isso para que aluno reavive na memória as operações básicas e frações”, explicou a coordenadora de Educação do Senai-CIC, Silvana Bernardi Rizotto. O nivelamento termina nesta terça-feira (21/8).

A oportunidade para os jovens da Vila 29 de Outubro só se materializou graças a um conjunto de parcerias. A Igreja São João Batista cedeu espaço para as aulas e a Prefeitura de Curitiba, através da FAS Trabalho providenciou os computadores. Ao Senai-PR, Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial, coube ceder cinco professores que ministrarão o curso.

A Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) é responsável por identificar as necessidades das empresas e pela inserção dos formandos no mercado de trabalho. O Instituto Robert Bosch fará a gestão do projeto, uma vez que já tem uma experiência semelhante bem-sucedida em Curitiba.

O curso terá turmas de manhã e tarde e funcionará no regime de contraturno escolar.

 

Ações ambientais
Além de buscar dar um futuro para os jovens da região, a Prefeitura continua intensificando uma série de ações na Vila 29 de Outubro, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para os moradores. Para prevenir doenças, há 60 dias, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão fazendo a remoção de lixo e entulhos das cavas.

O trabalho feito em três cavas da região já resultou na retirada de 244 toneladas de entulho.

Para prevenir alagamentos, nesta segunda-feira (20/8), o Distrito de Manutenção Urbana da Regional Tatuquara começou os trabalhos de drenagem e limpeza de galerias pluviais, na Rua do Comércio, a principal da Vila 29 de Outubro, com a Francisco Berardi.

Clínica para cães e gatos
Nesta terça-feira (21/8) também começam as avaliações clínicas gratuitas de cães e gatos na Vila 29 de Outubro. A ação é um trabalho conjunto da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e Universidade Federal do Paraná (UFPR). A estrutura foi instalada em frente da sede da Associação de Moradores da Caximba, na Rua do Comércio.

Os atendimentos são por ordem de chegada, feitos por residentes do curso de Medicina Veterinária da UFPR na unidade móvel adaptada da Rede de Proteção Animal.  A prioridade será para os animais de famílias cadastradas em programas sociais. Há limite de atendimentos por dia, com distribuição de senhas na hora.

Serão feitos exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas e cadastro para o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura.