Um frigorífico em Cruzeiro do Oeste teve suas atividades suspensas devido à falta de licença ambiental e supostas irregularidades nos padrões de emissão de efluentes líquidos. A decisão é da Justiça da cidade da região Noroeste do Estado e tem caráter liminar.

Caso a decisão seja descumprida, a multa diária é de R$ 1 mil. A decisão foi proferida com base em ação civil pública proposta pela 3ª Promotoria de Justiça de Cruzeiro do Oeste.

A ação aponta que o frigorífico foi autuado duas vezes, em maio de 2012 e em julho de 2013. A primeira ocasião foi por conta do lançamento de efluentes líquidos oriundos do processo de abate de bovinos e, a segunda, por não possuir a licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP)  para desempenhar as suas atividades e promover o abate de bovinos.

Segundo o Ministério Público, nos dois casos o frigorífico não tomou as medidas necessárias para sanar as irregularidades.

De acordo com a ação, danos causados pela empresa causam prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida e saúde da população local. De acordo com a decisão da Justiça, a paralisação das atividades da empresa é necessária, uma vez que o dano ambiental poderá ser potencializado e a restauração do rio poderá ser prejudicada.