Divulgação/Arfoc-PR/ACEPR – Profissionais de imprensa em ação nos estádios: todas precauções contra a Covid-19

A Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEPR) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (ARFOC Paraná) ingressaram com um pedido de liminar contra a Federação Paranaense de Futebol (FPF). A medida foi tomada em face de restrições adotadas pela FPF para o acesso de profissionais de imprensa às partidas de futebol do campeonato estadual. A Justiça deu ganho de causa para a ACEPR e a ARFOC, reestabelecendo o acesso às partidas sem a obrigatoriedade de fazer a testagem molecular RT-PCR (Teste para Sars-Cov-2), para os profissionais de imprensa que irão cobrir os jogos.

A FPF fez mais exigências do que as adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Campeonato Brasileiro. A CBF não exige testes para a cobertura das partidas de futebol.

Para o presidente da ACEPR, Greyson Assunção, a decisão da Justiça é importante para democratizar a imprensa. “Tanto os cronistas esportivos quanto os repórteres fotográficos, cinematográficos e demais profissionais dessas associações poderão trabalhar. Se tivesse a cobrança dos testes, apenas profissonais que trabalham em grande veículos de comunicação, que são poucos no estado do Paraná, poderiam entrar nessas praças de esporte. Essa é uma conquista de toda a imprensa paranaense”, ressaltou Greyson.

O presidente da ARFOC Paraná, Pedro Serápio, destacou a união entre as associações. “Essa união com a ACEPR mostrou a força da imprensa paranaense. Comemoramos o direto ao trabalho sendo preservado”, declarou.

O advogado Edson Luiz Facchi Jr, que representou a ACEPR e a ARFOC Paraná nesse caso, afirmou que as exigências da FPF representavam uma “medida ilegal”. “Não temos nenhuma outra Federação que exija esse teste para Covid-19, nem a CBF. A decisão de hoje representa muito a liberdade de imprensa, o direito constitucional de informação que a imprensa tem”, destacou.

As associações estão cientes que os profissionais devem seguir os cuidados, inclusive orientando todos os associados a terem álcool em gel, máscaras e a manter o distanciamento
individual. O Campeonato Paranaense começa no próximo dia 27 de fevereiro.