Morreu no fim da tarde desta quinta-feira, em Curitiba, (17) o ex-ministro da Fazenda, Karlos Heinz Rischbieter. Natural de Blumena, em Santa Catarina, o homem, que tinha 86 anos, faleceu por conta de problemas respiratórios.

Rischbieter ocupou diversos cargos durante o governo do presidente João Figueiredo, o último dos anos de ditadura militar. Além de ministro da Fazenda, ele também  esteve, ao longo da carreira, no comando do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Instituto Brasileiro do Café. 

Formado em engenharia civil, pela Universidade Federal do Paraná, Rischbieter foi ministro por 10 meses – entre março de 1979 e janeiro de 1980. Nesse período, instituiu o ato que suprime a incidência do Imposto de Renda na fonte sobre o 13º salário.

Rischbieter também escrevia e desenhava, sendo, inclusive, o principal tradutor brasileiro da obra do poeta austríaco Rainer Maria Rilke. 

O corpo do ex-ministro será velado a partir das 8h de sexta-feira (18), na Capela Vaticano, em Curitiba . No fim da tarde do mesmo dia, seu corpoi será cremado.