Divulgação

2ª fase da Oficina da Música, BBB e obra histórica são destaques desta edição

Artistas experientes, como Lenine e Criolo (foto), dividem o palco on-line com iniciantes, como a banda Tuyo, na segunda parte da 38ª Oficina de Música de Curitiba a partir desta segunda-feira, 25.

Confira esta e outras notícias culturais para o Bem Paraná.

Boa leitura! 


BBB com Karol Conká

Divulgação

A curitibana Karol Conká é uma das participantes famosas do reality mais bem sucedido no país, o Big Brother Brasil, que inicia nesta segunda-feira (25/01). A rapper já foi indicada a 12 prêmios diferentes e ganhou sete, entre eles dois no Prêmio Multishow de Música Brasileira: de Artista Revelação em 2013 e de Nova Canção em 2015, com um de seus grandes hits “Tombei”, em parceria com o grupo Tropkillaz. Para saber mais sobre a rapper acesse: https://curitibadegraca.com.br/gente-leite-quente-karol-conka-a-rapper-que-vai-alem-do-bbb21/ 


MPB para todos

Divulgação

Uma série de bate-papos on-line, ao vivo, com alguns dos maiores nomes da Música Popular Brasileira ocorre a partir nesta segunda-feira (25/01) na Oficina de Música de Curitiba. Os artistas convidados falarão sobre música, carreira e arte no Brasil.

A cantora Mônica Salmaso abrirá a programação, às 19h30. João Bosco será na terça, 26; Zeca Baleiro, na quarta-feira, 27; Lenine, na quinta 28; Charles Gavin, na sexta, 29, e Criolo, no sábado, 30, sempre com transmissões às 19h30.

A mediação dessas conversas é do maestro e diretor da etapa MPB da Oficina de Música, João Egashira, e da apresentadora e radialista Roberta Martinelli.

Depois dos bate-papos, o público poderá assistir a dois shows por noite, que serão transmitidos também ao vivo e em duas faixas de horário: às 20h30, direto do Teatro do Paiol, e às 22h30, no Circuito Off, com cantores e instrumentistas conhecidos e novos nomes da cena musical de Curitiba se apresentando direto de suas casas ou locais de ensaio.

Na segunda-feira (25/1), às 20h30, apresentam-se Salomão Soares e Vanessa Moreno. Às 22h30, inaugura o grupo As Brejeiras. Na terça-feira (26/01), sempre nos mesmos horários, os shows serão de Arismar do Espírito Santo e, na sequência, de Julião Boêmio. Na quarta-feira (27/01), Danilo Caymmi e Orquestra à Base de Corda tocam no Paiol, sendo seguidos por Vinícius Araújo, Leonardo Santos e Rodrigo Marques.

Já na quinta-feira (28/1) será a vez de Amaro Freitas e, depois, uma reunião de Thaís Morell, Gabriela Bruel e Janaína Fellini. Os convidados da sexta-feira (29/01) são Mãe Orminda e, mais tarde, os músicos André Collin, Nei Rangel e Daniel Argolo. A sequência de shows termina no sábado (30/01), com a banda Tuyo e o grupo Armorial.

Para acompanhar, basta acessar o site www.oficinademusica.org.br/aovivo. 


Araucarilândia

Curitiba de Graça

No dia 29/01, acontece o lançamento on-line da reimpressão da obra histórica Araucarilândia. Às 20h, está programada a exibição do “Concerto às Araucárias” no https://www.youtube.com/channel/UCyX0hh0fzJC0F_HwfmGfarA.

O projeto é do explorador e pesquisador autodidata Frederico Carlos Hoehne e foi publicada originalmente em 1930, a partir de uma expedição que partiu de São Paulo, de trem, e passou pelo Paraná e Santa Catarina, observando a beleza das matas e também sua acelerada depredação, com especial destaque às araucárias, protagonistas da obra. A edição atual recebeu um caderno suplementar que traz fotografias do fotógrafo Zig Kock, que permitem ao público realizar uma viagem pelos vestígios remanescentes dessa paisagem. O livro e o caderno suplementar impressos terão distribuição gratuita para instituições públicas de ensino, bibliotecas e afins. O público em geral poderá fazer download da versão digital no site www.araucarilandia.com.br. 


Um show de culturas

Divulgação

Legenda: Grupo de Fandango Mandicuera é uma das atrações confirmadas.

Fandango, capoeira, tambores japoneses, cultura indígena e outras manifestações artísticas fazem parte da programação do Festival de Culturas Tradicionais, que inicia dia 26 de janeiro e vai até 28 de fevereiro.

O evento, que será totalmente on-line e gratuito, contará com grupos folclóricos, artesãos e mestres da tradição popular em apresentações, rodas de conversa e oficinas. Os interessados em participar devem se cadastrar no https://www.sympla.com.br/festivaldeculturastradicionais. 


Paranaenses em mostra nacional

Reprodução/YouTube

Legenda: Show “Marcelita Flores e sua flauta maravilhosa” é uma das produções paranaenses no evento.

Show Marcelita Flores e Sua Flauta Maravilhosa, Neblina Canibal e Conto popular Medo e Coragem são as três atrações paranaenses que fazem parte da programação do Sesc Cultura ConVida!. O evento conta com dez mostras temáticas e mais de 100 atrações que podem ser acessadas gratuitamente no site www.sesc.com.br/convida ou no https://www.youtube.com/user/SescBrasil


Destaque francês

Reprodução

Legenda: Orfeu, de Jean Cocteau, é um dos destaques

Já está em exibição a nova programação do Cine Passeio, que fica em cartaz até o dia 27 de janeiro em: www.cinepasseio.org. Na sala virtual Cine Vitória, que apresenta filmes de graça, está o clássico francês Orfeu, de Jean Cocteau. Lançado em 1950, o longa-metragem é uma releitura poética do diretor para o famoso mito grego e conta a história de um poeta famoso que é encantado pela morte disfarçada de uma princesa enigmática.

Outro filme francês em cartaz é o drama biográfico Camille, de Boris Lojkine, sobre uma jovem fotojornalista que vai à República Centro-Africana para cobrir a guerra civil.

Morte e Vida em Curitiba

Daniel Castellano/SMCS

Legenda: Larissa Nicolosi acompanhou os trabalhos das visitas guiadas e da pesquisadora Clarissa Grassi.

Palco das já tradicionais visitas guiadas, cheias de história e cultura, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula virou tema de um livro-reportagem: Morte e Vida em Curitiba, da jornalista Larissa Nicolosi.

A pesquisa foi baseada no trabalho de visitas guiadas ao mais antigo cemitério curitibano, que completa 167 anos em 2021.

A obra está disponível aqui: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/67630 


Paranismo

Pedro Ribas/SMCS

Legenda: A araucária, um dos símbolos do paranismo, e escultura de João Turin, um dos principais artistas do movimento, no Memorial Paranista, localizado no Parque São Lourenço.

Você sabe o que é paranismo? O Curitiba de Graça também se fez essa pergunta e foi atrás. No fim do ano, o Parque São Lourenço foi reformado e recebeu o Memorial Paranista – que faz uma homenagem ao movimento que teve a participação de muitos artistas e intelectuais do nosso estado. A reportagem especial da jornalista Camile Triska, você confere aqui: https://curitibadegraca.com.br/curitiba-e-arte-o-que-foi-o-movimento-paranista/

 

Acesse o Curitiba de Graça, aqui: www.curitibadegraca.com.br