Geraldo Bubniak – Mansur

Os laterais do Paraná Clube, Mansur e Alemão, viraram alvo de críticas de torcedores nas redes sociais. O bombardeio de reclamações aumentou após o último domingo (dia 22), com a derrota por 4 a 0 para o Corinthians, na Vila Capanema. Os dois jogadores tiveram participação nos quatro gols da equipe paulista. 

De um lado, há a qualidade do Corinthians, especialista nas jogadas pelas pontas e letal ao aproveitar pequenas falhas de posicionamento dos adversários. Do outro, há o peso das estatísticas. 

Nos números, Alemão e Mansur já são os laterais mais driblados do Brasileirão 2018, ambos com média de 2,5 por partida. Empatado com eles está Daniel Guedes, do Santos. As estatísticas são do site inglês WhoScored. 

Tanto Alemão como Mansur foram driblados três vezes no duelo contra o Corinthians. Contra o São Paulo, cada um levou dois dribles. 

Considerando jogadores de todas as posições, os dois laterais do Paraná estariam na 12ª posição entre os mais driblados. Os piores nessa estatística são o volantes Alison (Santos) e Gabriel (Corinthians) e os meias Diego (Flamengo) e Jean Mota (Santos), driblados 4,0 vezes por jogo.

Mansur e Alemão também não aparecem com dados positivos em outros fundamentos, como passes, cruzamentos, desarmes, faltas sofridas e cometidas. O único dado que chama a atenção é o número de finalizações. Alemão é o segundo lateral que mais tentou arremates na competição, com 5 no total (3 foram bloqueados, 1 para fora e 1 no gol).  Mansur é o terceiro lateral com mais finalizações, com 4 no total (1 na trave, 1 bloqueado, 1 no gol e 1 para fora). O lateral que mais finaliza é Carleto, do Atlético-PR, com total de 6 (3 no gol, 2 bloqueados e 1 para fora).

OS LATERAIS DO PARANÁ
Média por jogo no Brasileirão 2018

MANSUR
Passes certos: 86,6%
Desarmes: 1,5
Interceptações: 3,0
Faltas cometidas: 2,0
Driblado pelo adversário: 2,5
Finalizações (total): 2,0
Finalizações certas: 0,5
Cruzamentos (total): 3,5
Cruzamentos certos: 0,0
Dribles efetuados: 0,5

ALEMÃO
Passes certos: 79,3%
Desarmes: 2,5
Interceptações: 1,5
Faltas cometidas: 3,0
Driblado pelo adversário: 2,5
Finalizações (total): 2,5
Finalizações certas: 0,5
Cruzamentos (total): 6,5
Cruzamentos certos: 1,0
Dribles efetuados: 0,0

Fonte: WhoScored