Divulgação/Coritiba – Diogo Mateus: em números ofensivos ele é o melhor lateral-direito da Série B

O lateral-direito Diogo Mateus, 26 anos, vai desfalcar o Coritiba no sábado (dia 19), na partida contra o Vila Nova, em Goiânia, pela Série B. O jogador vai cumprir suspensão por cartões amarelos. A vaga dele vai ficar com Sávio, 23 anos, ou Felipe Mattioni, 31 anos.

No último jogo, na terça-feira, contra o São Bento, Diogo Mateus sofreu na marcação, foi driblado seis vezes e deixou má impressão no aspecto defensivo. No entanto, mais uma vez mostrou qualidade no apoio, criando duas chances de gol: fez um cruzamento para William Matheus chutar a bola na trave e outro cruzamento para Igor Jesus desperdiçar, livre na pequena área.

A qualidade no apoio de Diogo Mateus, aliás, tem sido uma constante na Série B. Ele é o segundo jogador do time com mais assistências, com quatro passes para gols. Só fica atrás do centroavante Rodrigão, que fez cinco.

Entre todos os laterais-direitos da competição, Diogo Mateus lidera em assistências, empatado com Eder Sciola, do Paraná Clube.

No entanto, outras estatísticas mostram que Diogo Mateus é o lateral-direito mais criativo da competição. Entre os jogadores dessa posição dos 20 clubes, ele lidera em passes para finalização, com média 2,0 por jogo, e também em cruzamentos certos por jogo, com média de 2,0 por partida. Os dados são do site Sofascore.

DENTRO DO CLUBE
Em comparação com outros laterais do Coritiba, Diogo Mateus é o segundo em precisão nos cruzamentos, com 33%, atrás apenas de Sávio (43%). Os dois ficam à frente de Patrick Brey (Brey 23%), Felipe Mattioni (20%), William Matheus (19%) e Fabiano (17%).

Em precisão de passes, Mattioni é o melhor lateral do Coritiba, com 86%, seguido por Diogo Mateus, com 835.

NA MARCAÇÃO
Apesar da fraca atuação defensiva contra o São Bento, Diogo Mateus não tem números tão negativos nesse aspecto do jogo. Na média, outros quatro defensores do Coritiba têm média pior de ‘dribles sofridos’, estatística que mede quantas vezes o jogador foi superado pelo adversário. Nessa lista, os piores do Coxa são Sávio (0,67 por jogo), o zagueiro Rafael Lima (0,57), Patrick Brey (0,56), William Matheus (0,56) e Diogo Mateus (0,55). O melhor é o zagueiro Romércio (0,14).

Em desarmes, Diogo Mateus é o sexto colocado entre os 12 defensores que já atuaram pelo Coritiba na Série B, com média de 1,1 por jogo — fica atrás de Fabiano (3,0), Mattioni (2,0), Sávio (2,0), Brey (1,6) e Sabino (1,3).

ESCALAÇÃO
Para sábado, o técnico Jorginho não vai contar com Diogo Mateus e com o meia-atacante Rafinha, que também está suspenso por cartões amarelos. O ponta Robson volta ao time após cumprir suspensão e fica com a vaga de Rafinha.

Dessa forma, a provável escalação é: Alex Muralha; Felipe Mattioni (Sávio), Romércio, Sabino e William Matheus; Vitor Carvalho e Matheus Sales; Thiago Lopes, Juan Alano e Robson; Rodrigão.

OS 22 CONVOCADOS
Pelo Coritiba para o jogo de sábado
Goleiros: Alex Muralha e Rafael Martins
Laterais: Felipe Mattioni, Fabiano, Sávio e William Matheus
Zagueiros: Nathan Ribeiro, Rafael Lima, Romércio e Sabino
Volantes: Julio Rusch, Matheus Sales, Serginho e Vitor Carvalho
Meias: Giovanni, Juan Alano e Thiago Lopes
Pontas: Kelvin, Nathan e Robson
Centroavantes: Igor Jesus e Rodrigão