Marcinho (à direita) disputa lance com Tardelli (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Valquir Aureliano)

Marcinho, 25 anos, é o lateral-direito com mais assistências no Campeonato Brasileiro 2021. Na vitória do Athletico por 2 a 1 sobre o Ceará, na última quarta-feira (dia 10), ele deu o passe decisivo para o gol do centroavante Renato Kayzer. Foi a quinta assistência do jogador na competição.

Nenhum lateral-direito conseguiu tantos passes para gol na Série A de 2021. Os que mais se aproximaram são Isla, do Flamengo, e Aderlan, do Bragantino, com três cada. Nos 20 clubes que disputam a competição, 57 jogadores atuaram na lateral-direita até agora, após 31 rodadas.

Quem está empatado com Marcinho é Yago Pikachu, do Fortaleza, também com cinco assistências. O jogador do clube nordestino, porém, não vem mais atuando na lateral-direita – vem jogando como extremo (meia ofensivo pelo lado do campo).

Na lateral-esquerda, o líder de assistências é Guilherme Arana, do Atlético-MG, também com cinco passes para gols.

Em gols marcados, Marcinho tem dois no Brasileirão 2021 só fica atrás de dois jogadores da lateral-direita: Madson, do Santos, e Vanderson, do Grêmio,

PELAS BEIRADAS
Os jogadores do Athletico com mais assistências no Brasileirão são David Terans (sete), Nikão (cinco) e Marcinho (cinco). O time vem usando o esquema tático 3-4-3 para atacar e o 5-2-3 para se defender. Nesse sistema, Nikão e Marcinho jogando abertos pelo lado direito, com bastante liberdade ofensiva. Terans atua pela esquerda.

Das 31 assistências do Athletico no brasileirão, 26 foram de jogadores que atuam pelos lados do campo: Terans (7), Nikão (5), Marcinho (5), Abner (3), Khellven (3) e Vitinho (3). E apenas cinco das ‘peças’ que atuam centralizadas: Erick (1), Cittadini (1), Matheus Babi (1), Pedro Henrique (1) e Renato Kayzer (1).

MAIS ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO
Scarpa (Palmeiras) 13
Artur (Bragantino) 8
Terans (Athletico) 7
Edenilson (Inter) 7
Hulk (Atlético-MG) 7
Lucas Crispim (Fortaleza) 7