Valquir Aureliano – O meia Terans

O técnico da seleção do Uruguai, Óscar Tabárez, divulgou nesta sexta-feira (22) a pré-lista para os jogos da equipe contra Argentina e Bolívia, respectivamente. Três jogadores atuam no futebol brasileiro e estão envolvidos em decisões sul-americanas. Um deles é o meia Terans, do Athletico. Os outros são Arrascaeta, do Flamengo, e Piquerez, do Palmeiras.

O Uruguai vai enfrentar a Argentina, em Montevidéu, no dia 12 de novembro. Quatro dias depois, enfrenta a Bolívia, fora de casa. As partidas são válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. 

No dia 20, o Athletico enfrenta o Bragantino, no estádio Centenário, em Montevidéu, pela final da Copa Sul-Americana. Uma semana depois, no dia 27, Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América, também no Uruguai.

Chamou a atenção da cúpula do Flamengo a convocação de Arrascaeta. O uruguaio está com uma lesão de grau 2 no músculo da coxa e sequer tem treinado com bola. A possibilidade de perder novamente um de seus principais jogadores irritou os dirigentes rubro-negros, que sugeriram à CBF a suspensão de jogos durante a data Fifa a partir de 2022.

A convocação de Piquerez também não agradou aos palmeirenses. Abel Ferreira tem reclamado constantemente dos desfalques enfrentados pela equipe na temporada. Hoje, o atleta é titular da equipe alviverde, que tem Victor Luís como reserva imediato, já que Jorge está lesionado. O uruguaio foi contratado em resposta à saída de Viña, hoje jogador da Roma. “Como é possível que os clubes paguem tanto e tenham que ficar sem os seus melhores jogadores? Não sei como isso funciona, nem quem toma essas decisões. Ainda vou ter que me inteirar sobre isso. Mas de fato é duro porque temos ambições, lutamos por títulos, e ficar privado de seus melhores jogadores não é justo porque a cobrança é grande”, disse Abel Ferreira.

O Uruguai divulgou uma pré-lista com 32 jogadores, mas seis nomes ainda serão cortados. A equipe celeste precisa apresentar um elenco com 26 atletas para os dois próximos duelos das Eliminatórias.

Após perder para a seleção brasileira por 4 a 1, o Uruguai caiu para a quinta posição das Eliminatórias, com 16 pontos. Em quarto, a Colômbia tem 16, mas leva a melhor no saldo de gols: 0, contra -3.