Divulgação – O UX recebe um motor 2.0 e outro elétrico

A Lexus inicia as vendas no Brasil do modelo UX 250h, o menor de seus utilitários esportivos. O carro tem motorização híbrida e chega em três versões, Dynamic (R$ 169.990), Luxury (R$ 189.990) e F-Sport (R$ 209.990). Desenvolvido sobre a plataforma mundial compacta GA-C, o UX recebe um motor 2.0 a gasolina associado a outro elétrico. A potência combinada é de 181 cavalos. Segundo a Lexus, um novo transeixo possibilitou a montagem de componentes do sistema híbrido em eixos separados, não em linha. O conjunto é menor, mais leve e reduz as perdas por atrito em 25% quando comparado aos híbridos anteriores da Lexus. A tração é dianteira. O Lexus UX 250h tem 4,49 metros de comprimento e distância entre eixos de 2,64 metros, o que em tese garante bom espaço no banco traseiro. Já o porta-malas é pequeno, apenas 234 litros. Entre os recursos eletrônicos de segurança o novo Lexus traz Assistente de Curvas Ativo (ACA) e uma função integrada ao Controle de Estabilidade Veicular (VSC) ajuda a traçar a linha desejada pelo motorista em uma curva. O dispositivo aciona de maneira controlada o freio em cada roda, diminuindo a possibilidade de perda da direção. Desse modo o UX faz curvas mais precisas e mantém a estabilidade. 

A lista de equipamentos de série do lançamento inclui rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos dianteiros com ajuste elétrico de dez modos para o motorista e oito para o passageiro dianteiro, além de sistema de aquecimento. A versão intermediária Luxury recebe sistema de ar-condicionado nos bancos dianteiros. O computador de bordo com visor de cristal líquido de sete polegadas, disponível nas versões Dynamic e Luxury, cria digitalmente medidores analógicos. A versão F-Sport vem com visor maior, de oito polegadas, além de um head-up display, que projeta no para-brisa informações como velocidade e navegação GPS, evitando que o motorista tire os olhos da pista. Todas as versões recebem ar-condicionado com duas zonas distintas de temperatura e sistema S-Flow, que direciona automaticamente o fluxo de ar apenas para os bancos dianteiros ocupados (o assento do passageiro dianteiro possui sensor de ocupação).

Segundo a Lexus, esse detalhe ajuda a melhorar a eficiência energética do UX 250h. O novo Lexus também recebe pneus run-flat capazes de rodar “furados” a velocidades até 80 km/h (após utilização do kit de reparo), dispensando a necessidade de troca por até 160 km de distância. E todas as versões vêm com indicador de pressão dos pneus.