Divulgação/Coritiba – Rafinha e Fabiano em treino do Coritiba

O técnico Umberto Louzer vem aproveitando a pausa para a Copa América para fazer testes no Coritiba. No último treino aberto à imprensa, ele utilizou o time titular com novidades na defesa e no meio-campo. Entre elas, a presença de Fabiano, 29 anos, na lateral-esquerda.

O titular da posição é Patrick Brey se recupera de lesão e não tem presença garantida na próxima partida oficial, em 9 de julho, contra o Criciúma, pela Série B.

Fabiano é o líder em desarmes do Coritiba na Série B, com média de 3,75 por partida. Entre os jogadores das 20 equipes da competição, ele é o segundo colocado em desarmes, atrás apenas do lateral-direito Jonathan (Atlético-GO), com 5,5. Os dados são do Sofascore.

Outra opção para a lateral-esquerda do Coritiba é William Matheus, que treinou entre os reservas.

Se lidera em desarmes, porém, Fabiano não tem bom desempenho no apoio, segundo as estatísticas. Entre os laterais, é o 23º em precisão nos cruzamentos, com 25%. E é o 38º na quantidade de cruzamentos certos por jogo, com média de 0,5. Curiosamente, fica à frente de Patrick Brey, só acerta 0,4 cruzamentos por partida e precisão de 18% nesse tipo de jogada. Os dois ficam abaixo do lateral-direito Diogo Mateus, que tem 42% de precisão nesse fundamento e acerta 2,6 cruzamentos por jogo.

No fundamento ‘passe’, Fabiano é o pior lateral do Coritiba, com 72% de precisão e apenas 18 passes por partida. Patrick Brey tem 74% de precisão e 23,7 por jogo. William Matheus fica à frente, com 85% de precisão e 31 por partida.

De positivo, Fabiano também tem uma assistência na Série B – deu o passe para Rodrigão marcar o segundo gol na vitória sobre a Ponte Preta, no Couto Pereira.

ESCALAÇÃO
No último treino aberto à imprensa, Umberto Louzer escalou os titulares com a seguinte formação: Wilson; Sávio, Walisson Maia, Sabino e Fabiano; Vitor Carvalho e Luiz Henrique; Juan Alano, Thiago Lopes e Lucas Tocantins; Rodrigão. O desfalque para enfrentar o Criciúma é o volante Matheus Sales, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Diogo Mateus, Patrick Brey, o meia Giovanni e o ponta Rafinha estão em recuperação. Naquele treinamento, o time reserva trabalhou com Alex Muralha; Felipe Mattioni, Romércio, Rafael Lima e William Matheus; João Vitor e Matheus Sales; Iago Dias, Matheus Bueno e Nathan; Igor Jesus.