Publicidade
Transporte público

Linhas de ônibus de Curitiba transportam 9,5 mil profissionais da saúde por dia

Ônibus atende todos aqueles que atuam nos hospitais
Ônibus atende todos aqueles que atuam nos hospitais (Foto: Divulgação/Setransp)

A prefeitura de Curitiba disponibilizou uma linha específica para trabalhadores da saúde durante a pandemia. O intuito é proteger os profissionais de saúde, evitando o contato com outros cidadãos durante o deslocamento até as unidades de saúde. Diariamente, 9,5 mil profissionais da saúde utilizam o transporte na capital paranaense, considerando todas as linhas que atendem a cidade.

Podem acessar os ônibus especiais não somente empregados de carreiras típicas de saúde – como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem – como trabalhadores em atividades de apoio aos serviços de saúde, como limpeza, alimentação e atendimento administrativo. Para isso, devem apresentar documentação que confirme a ocupação aos fiscais instalados nas estações.

A linha faz apenas um trajeto, do Terminal Rodoviário Pinheirinho até a Praça Rui Barbosa. Segundo Companhia de Urbanização de Curitiba - Urbs, a escolha da linha se deveu ao fato das regiões cobertas pelos locais do trajeto contarem com diversos estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Queda de 10%
A quarentena mais rígida, que foi anunciada pelo Governo do Estado no último dia 30 de junho e seguida pela Prefeitura de Curitiba, teve reflexo na redução do movimento de passageiros no transporte coletivo da cidade.

Levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade, mostra uma redução de 9,8% na média diária de passageiros.
Um fator que ainda gera preocupação é o elevado número de idosos usando o transporte coletivo mesmo na quarentena. Enquanto na média o número de passageiros teve queda de 10%, o volume de passageiros idosos teve redução de apenas 2%.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES