Divulgação/ Prefeitura de Pontal do Paraná – Barreiras sanitárias no litoral paranaense

Seguindo o que já havia sido acordado ontem em reunião da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), a partir da meia-noite desta segunda-feira (14 de março) todos as sete cidades da região irão adotar um lockdown, com a instalação de barreiras sanitárias na entrada de cada município.

Ainda na manhã de hoje, o secretário de Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira, gravou um vídeo no gabinete do prefeito Zé da Ecler (Podemos), informando que em breve seria publicado um novo decreto, endurecendo as regras de enfrentando à pandemia na cidade.

“Ontem participamos de duas reuniões, uma com o vice-prefeito de Curitiba, prefeitos da região metropolitana e a Secretaria de Saúde, e em seguida com outros seis prefeitos do litoral do Paraná. Todos foram unânimes de os sete municípios do litoral adotarem barreiras sanitárias, que devem ser instaladas na meia-noite de hoje [14 para 15 de março]”, declarou o gestor. “Pedimos, encarecidamente, para que a população faça a sua parte. Fique em casa, use máscara corretamente e o tempo todo, higienize as mãos com álcool em gel, mantenha o distanciamento social e fé em Deus para que a gente possa superar em breve essa triste realidade que vive o nosso litoral do Paraná”, complementou.

O referido decreto foi publicado durante a tarde de hoje e, em sua justificativa, a Prefeitura cita que, por conta do decreto da última sexta-feira em Curitiba, o número de veículos em direção ao litoral teve um significativo aumento. Com isso, fez-se necessária a instalação de barreiras sanitárias na entrada de cada um dos municípios, para impedir o acesso de moradores de outras localidades ao litoral do Paraná. 

Na sequência, Guaratuba seguiu caminho idêntico e publicou decreto com o mesmíssimo teor, restringindo o funcionamento de diversas atividades (principalmente aos finais de semana), impondo toque de recolher e instalando barreiras sanitárias.

“Fica proibida a entrada e a circulação de ônibus e veículos de grande porte de turismo, demais veículos, bicicletas, motocicletas ou similares, que transportem turistas, veranistas ou pessoas oriundas de outros municípios, cuja justificativa para a entrada ou permanência no município de Guaratuba seja a prática de turismo, esportes, lazer, descanso, férias, quarentena ou compras”, escreveu a Prefeitura de Guaratuba, em nota à imprensa.

“Será liberado nas barreiras o acesso de veículos de carga para abastecimento de bens e serviços locais e/ou em passagem para outros municípios vizinhos. Também serão liberados veículos transportando pessoas que comprovem vínculo de residência em Guaratuba, vínculo empregatício com empresas situadas em território municipal ou ainda prestadores de serviços considerados essenciais, veículos transportando pessoas que comprovem vínculo de residência ou empregatício com empresas situadas em cidades vizinhas, e veículos com emplacamento no Município de Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá, desde que utilizem o Município de Guaratuba, única e exclusivamente, como acesso aos municípios vizinhos.”

As pessoas que chegarem às barreiras restritivas devem comprovar os requisitos para passagem nas barreiras, utilizando-se de documentação física ou digital. 

O decreto também interdita a circulação na Avenida Atlântica, sendo permitido o acesso apenas para moradores. 

“Eminente colapso”

Se o secretário de Saúde de Matinhos falou em uma “triste realidade”, a Prefeitura de Guaratuba citou um “eminente colapso pelo aumento de casos na cidade.

Segundo o município, a partir do início de fevereiro houve uma elevação abrupta no número de pacientes testando positivo para Covid-19 (em 33 dias foram confirmados 1.079 diagnósticos e registrados 38 óbitos, enquanto durante todo o ano de 2020 haviam sido 1.413 casos e 35 óbitos).

O volume abrupto de pacientes agravados, suspeitos ou confirmados, somados a situação crítica do Estado e País, tem imposto ao município a dificuldade em transferir pacientes para hospitais de referência, cujo espera na Central Estadual de Leitos é superior a 24 horas.

Diante de tal cenário e na iminência do colapso na rede pública de saúde do município, é necessária a adoção de medidas extremas que visem conter o volume de novas contaminações, permitindo a redução do número de pacientes críticos para sua correta assistência.

Íntegra dos decretos

Para ler o inteiro teror das normativas publicadas por Matinhos e Guaratuba neste domingo – e que devem ser seguidas pelos demais municípios litorâneos -, basta clicar nos nomes abaixo:

Matinhos

Guaratuba