Soldado Amanda Morais – Praias devem contar com mais segurança no Carnaval

A Operação Carnaval da Secretaria de Estado da Segurança Pública no Litoral e no Estado começa hoje, às 12 horas, e segue até a volta dos veranistas e foliões na Quarta-Feira de Cinzas. A previsão é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas desçam ao Litoral. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, a expectativa de maior público redobra a atenção da Corporação para acompanhar a movimentação de pessoas que estarão chegando ao Litoral de todas as partes do Estado e também de outras regiões do Brasil e até de países vizinhos.

O Litoral terá reforço de 300 policiais militares durante os cinco dias do Carnaval para intensificar o policiamento durante os festejos que ocorrerão nos sete municípios. Este contingente soma-se ao efetivo já existente na Costa Leste para a Operação Verão 2018/2019.

“Estamos designando mais policiais para que o Carnaval seja seguro tanto para os foliões quanto para os moradores e demais turistas que buscam as praias para descansar ou se divertir”, disse o coronel. A PM fará ainda a fiscalização da circulação de garrafas de vidro nos locais de festa, cumprindo a orientação do Poder Judiciário das cidades litorâneas. O trabalho abrange a comercialização e posse de tais materiais em todas as festividades de Carnaval no Litoral.

Na Ilha do Mel, a PM também vai acompanhar o embarque e desembarque dos turistas e prevenir a entrada de drogas e armas na ilha. O trabalho será feito pelo Bope, com o auxílio de cães de faro.

Feriado começa sem chuva; Curitiba fica com céu encoberto
O tempo chuvoso deve dar uma trégua em Curitiba e no Paraná nos próximos dias, justamente no início do feriado de Carnaval. Hoje ainda há chance de alguma chuva no Norte e Leste do Estado, mas a frente fria perde força e o sol aparece no interior. Na Capital podem ocorrer alguns chuviscos ocasionais, mas a maior parte do dia deve ser de tempo estável. Apesar disso, o céu deve se manter com muitas nuvens.

A partir de amanhã volta a fazer calor em todo o Estado e, mesmo em Curitiba, que vinha com marcas amenas nos últimos dias, as temperaturas se elevam. O domingo e a segunda-feira ficam nas mesmas condições. Previsão de chuva para a terça-feira e a quarta-feira.

Março deve oscilar dias quentes e mais amenos. Na primeira semana do mês os termômetros podem alcançar os 30ºC. Já depois do dia 10 as marcas ficam mais baixas.

Proteção da infância terá operações especiais do município e do Estado
Para garantir um carnaval seguro para crianças e adolescentes, a Fundação de Ação Social (FAS) preparou uma operação especial de prevenção e atendimento em caso de violação de direitos. Cinquenta técnicos e educadores sociais intensificaram as ações desde o dia 3, no baile do Garibaldinhos, e o trabalho será retomado amanhã e domingo, no Centro, onde acontecerá a maior parte dos eventos.
No domingo, outros seis profissionais estarão na marcha Zombie Walk, que tradicionalmente percorre o Centro. O trabalho começa às 12 horas, na Boca Maldita, onde acontecerá a concentração do evento que seguirá pela Rua XV de Novembro até chegar à Praça Santos Andrade, onde haverá shows até as 18 horas.
O Estado também tem uma ação especial para a proteção das crianças. Ontem, foi lançada a a primeira fase da Força-Tarefa Infância Segura, em Curitiba. Esta primeira fase dará início a uma série de atividades, orientações educativas e de segurança, que serão promovidas ao longo do ano, com o objetivo de combater e prevenir crimes contra crianças.
Hoje e amanhã a força-tarefa fará a fiscalização em bares e locais de aglomeração popular para tentar detectar crianças e adolescentes em situação de risco no Carnaval – seja pelo acesso ao álcool e drogas, exposição a conteúdos impróprios ou mesmo trabalho infantil. Também haverá fiscalização e ações de conscientização durante o desfile das escolas de samba no Carnaval na Avenida Marechal Deodoro.