Le Double Secret

Um livro organizado pela professora Carla Regina Françoia, do Departamento de Psicologia da PUC Paraná, chamado a Prática em Pesquisa na Formação em Psicologia (volume 2), será lançado no dia 27 de agosto em Curitiba e reúne pesquisas realizadas por estudantes de graduação, trazendo temas inéditos que vão de “pornografia e consequências” ao “uso de psicodélicos com psicoterapia assistida”. “Os dois volumes relatam não somente como se faz uma prática em pesquisa na sua estrutura formal, mas trazem a própria vivência em pesquisa de estudantes de Psicologia”, destaca Françoia.

Outros temas importantes para a Psicologia moderna, como “biopolítica”, “masculinidade hegemônica”, “binarismo de gênero” e “LGTBfobia” compõem a obra prefaciada pelo psicanalista Christian Dunker, que atualmente mantém milhares de seguidores que acompanham suas palestras e orientações online. Dunker destaca a importância da pesquisa na graduação. “A Psicologia acadêmica e a pesquisa em Psicologia no âmbito da graduação têm o sentido de exercitar o domínio de métodos e aproximar estudantes de temas potencialmente organizadores para a prática ou preparadores para o seguimento da formação de pesquisador”, diz.

O livro é lançado pela Calligraphie Editora e enfatiza a “abordagem em âmbito político, para além do social”. “Uma produção corajosa e criativa, que marca o início da jornada de jovens autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras. Faz frente aos novos desafios da contemporaneidade”, destaca a editora.

Os autores e autoras dedicaram a obra à memória de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada a tiros em 2018, e “a tudo o que sua vida e morte representam para as liberdades individuais”.

Serviço

Data: terça-feira, 27 de agosto
Horário: 19h30
Local: PUC-PR
Rua Imaculada Conceição, 1.155
Prado Velho
Auditório Gregor Mendel
Térreo do Bloco Verde