O volume de lixo produzido por Ponta Grossa e Carambeí aumentou em 7% em 2013, obrigando a prefeitura de Ponta Grossa a decretar situação de emergência no aterro do Botuquara. A medida foi publicada no diário oficial de domingo (13).

Por mês, o aterro recebe 6,4 mil toneladas de lixo por mês das duas cidades. Com o aumento na produção de resíduos, a área que recebia o lixo, denominada de célula, está comprometida e é necessário a habilitação de uma nova célula até o fim de novembro para não prejudicar a coleta de lixo.

Segundo o diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), Paulo Barros, a previsão era de que a célula atual durasse até o começo de 2014, mas o aumento do lixo fugiu do planejamento. Segundo ele, a nova célula só pode receber resíduos após a implantação de uma manta impermeabilizante.

Estamos contratando uma empresa que deve fazer este serviço, já que a prefeitura não tem condições de fazer, explica. Como foi decretado estado de emergência, não será feita licitação para a contratação do serviço, que deverá custar cerca de R$ 350 mil. A empresa que oferecer o menor preço venderá a manta.