Assine e navegue sem anúncios [+]
Vida marinha

Lobo marinho retorna ao litoral do Paraná depois de passear em mares catarinenses

(Foto: Divulgação LEC/UFPR)

O lobo-marinho, visto no dia 29 de julho, no litoral do Paraná, e monitorado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), voltou às praias paranaenses. O animal um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) foi visto na faixa de praia entre Guaratuba e Matinhos e depois na Barra de Itapoá, em Santa Catarina, entre os dias 6 e 7 de agosto. Mas desde o dia 8 de agosto voltou ao Paraná.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi ao local e avaliou o animal, que está  com boa saúde. Ele teve o sangue coletado e foi identificado com um microchip e uma tag na nadadeira, para a equipe poder acompanhá-lo quando ele se descola.

O grupo do PMP-BS que acompanha a região o monitorou. Mas o animal logo voltou para o Paraná no dia 8 de agosto e continua por aqui. Ele está descansando na praia e volta ao mar durante o dia para se alimentar.

É comum a estadia destes visitantes nas praias do Sul no inverno. Nesta estação, animais de regiões como Argentina, Uruguai, ilhas antárticas e sub-antárticas vêm à costa brasileira em busca de alimentos e descansam nas praias.

O LEC orienta a população para que, em caso de avistar um animal marinho vivo ou morto nas praias do Paraná, o laboratório deve ser acionado pelo telefone 0800 642 3341. O LEC também orienta para que se encontrar um animal vivo, não o incomode e não se aproxime, pois o ele pode ser agressivo se incomodado.

 

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK